São Paulo tem mapa de postos com tecnologia antifraude. Quem dirige sabe da importância de usar diesel ou gasolina de qualidade.
SP tem mapa de postos de gasolina com antifraude
Todavia, agora, há uma ferramenta interessante para o motorista ou frotista. Trata-se de um mapa digital que aponta os postos de combustíveis que utilizam bombas com a “tecnologia antifraude”.
Mapa permite ao consumidor ver o endereço dos postos
Ou seja, dispositivos impedem alterações indevidas na quantidade de combustível entregue.
Com isso, a assinatura digital criptografada permite acesso às informações movimentadas entre o medidor e componentes da bomba.
Como funciona o sistema como um todo?
Há um compartimento extra fora da área lacrada, responsável por permitir a conexão do sistema de automação com outros periféricos do posto.
Até o momento, 143 postos de abastecimento que utilizam a novidade. No total, são 360 unidades de abastecimento.
O sistema só está implementado nas bombas a gasolina. De qualquer forma, é um movimento que começa a se formar no combate a pirataria.
Saiba como não cair em uma armadilha na hora de abastecer
No programa Pé na Estrada de 18 de maio, foi feita uma reportagem sobre dicas para reconhecer um posto de abastecimento correto ou não.
São alguns passos rápidos e fáceis de serem identificados. Vale ver voltar a página inicial e ver a matéria e encaminhar para os colegas de estrada.
Biodiesel em questão: vilão ou anjo bom?
Em outra ocasião também falamos que a porcentagem de biodiesel no diesel vem aumentando gradativamente. Mas quais são as consequências para o caminhão?
Logo, especialistas falam sobre as vantagens dessa alternativa e as medidas que podem amenizar as desvantagens. Veja abaixo.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.