O percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel ficará em 14% para conter a alta no preço dos alimentos. Quem decidiu foi o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O percentual da mistura subiria para 15% em 1º de março.
Mistura de biodiesel no diesel é mantida pela inflação
Apesar de a boa parte do biodiesel ter origem na soja, o produto majoritariamente exportado e pouco consumido pelos brasileiros, logo, o objetivo é segurar o preço dos alimentos.
Ou seja, com a elevação da mistura para 15% o combustível acabaria ficando mais caro. Portanto, o impacto no preço da comida acabaria caindo no bolso do consumidor. Atualmente, o óleo diesel representa 35% do valor do frete.
O que a inflação e a mistura de biodiesel tem a ver?
“Considerando a necessidade de buscarmos todos os mecanismos para que o preço seja mais barato na gôndola do supermercado, optamos por manter a mistura em B14 [teor de 14% de biodiesel] até que tenhamos resultados no preço dos alimentos da população”, afirmou, em nota, o governo.
Apesar de ser menos poluente e renovável, o biodiesel é mais caro que o diesel, combustível fóssil. Quanto maior o teor de biodiesel no diesel, mais alto fica o preço na bomba.
Se a mistura de biodiesel subisse, o que aconteceria?
Caso o percentual de mistura subisse, o diesel teria o segundo aumento em um mês. No fim de janeiro, a Petrobras elevou o preço do combustível para as distribuidoras em R$ 0,22 para diminuir a defasagem em relação ao preço internacional.
O biodiesel, que é adicionado ao diesel fóssil, esteve em trajetória de alta nas últimas semanas.
Lei Combustível do Futuro permite a mistura?
Sancionada em outubro de 2024, a Lei Combustível do Futuro estabelece que a parcela de biodiesel varie de 13% a 25%.
No entanto, a adição é obrigatória desde 2008, como política nacional para reduzir o nível de poluição do transporte de cargas.
Biodiesel é legal, mas exige maior cuidado?
De qualquer forma, há quem duvide da capacidade da mistura quando ela é armazenada. Especialistas comprovam que quando o biodiesel entra em contato com umidade ou água, acontece o surgimento de espumas dentro do motor, paralisando a operação.
O biodiesel é uma excelente opção, desde que você o armazene corretamente e mantenha o prazo de validade em dia.
Para entender um pouco mais dessa história, veja uma reportagem feita para o programa Pé na Estrada.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.