Recapagem de pneus só prolonga a vida quando é bem feita

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Recapagem de pneus só prolonga a vida quando é bem feita. Ou seja, não adianta remediar ou economizar na hora de recapar, pois a opção errada acaba gerando prejuízo na certa. 

Porém, a recapagem vem crescendo cada vez mais, principalmente por conta da alta dos preços dos pneus novos.

Mas, vale destacar que não adianta só trocar os pneus e sair rodando, é preciso cuidar bem do primeiro pneu para que ele esteja apto a receber a nova banda.  

Recapagem só prolonga a vida quando é bem feita

Um projeto de Lei até quis acabar com a reforma de pneus. Mas, o projeto está prestes a ser arquivado. 

A Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) vem acompanhando com atenção e atuando contra o projeto.

Segundo eles, existem cerca de 1.200 empresas recapadoras no Brasil, que movimentam mais de 600 milhões de dólares por ano e proporcionam cerca de 45 mil empregos diretos, além de 30 mil indiretos.

Recapagem de pneus no Brasil

Do total de pneus recapados, 75% destinam-se ao transporte rodoviário de carga, 12% movimentam cargas próprias e o restante refere-se ao transporte de passageiros.

Um pneu reformado tem rendimento semelhante ao de um pneu novo. O valor é 75% mais em conta para o consumidor e há redução de 57% no custo/km.

Ou seja, a possível retirada definitiva do texto representa uma vitória importante para a sustentabilidade.

O que avaliar antes de fazer a recapagem?

1. Procure por uma recapadora certificada pelo INMETRO, que receba suporte e assistência técnica de grandes fabricantes e marcas renomadas;

2. O processo de recapagem consiste em uma análise cuidadosa do pneu usado e um trabalho técnico meticuloso da carcaça;

3. Os especialistas analisam o pneu usado, a “carcaça”, definem o modelo da nova banda a ser aplicada e, em seguida, direcionam para a área de raspagem e preparação para receber a nova banda;

4. O recapador especializado pode lhe orientar quanto a correta aplicação do novo desenho da banda de rodagem ideal para o recapado em sua próxima vida, há bandas para eixo de tração e outras para aplicações em eixos livres;

5. O número de recapagens a que um pneu pode ser submetido varia conforme as condições de uso e manutenção da pressão, além do tipo de aplicação a que foi e será submetido.

Goodyear anuncia ampliação do segmento de recapagem de pneus

Um pneu de caminhão ou ônibus de qualidade superior utilizado nas condições das estradas brasileiras e com boas condições de manutenção (pressão, alinhamento, balanceamento, emparelhamento) recebe em média duas a três recapagens, dependendo muito do tipo de trabalho e manutenção.
 

A Goodyear do Brasil, por exemplo, anunciou um avanço na operação de recapagem. Alinhada à estratégia de ciclo completo, a empresa investiu em tecnologia, atualizou processos e ampliou a capacidade produtiva.

Novas bandas e Recapagem de Pneus express

Entre as novidades estão as bandas KMAX D Light e GDL (para tração de caminhões) e G314 (para eixos livres em carretas).

Outra iniciativa é a inauguração de Recapagens Express, localizadas estrategicamente nos principais corredores logísticos do país.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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