Recapagem de pneus só prolonga a vida quando é bem feita. Ou seja, não adianta remediar ou economizar na hora de recapar, pois a opção errada acaba gerando prejuízo na certa.
Porém, a recapagem vem crescendo cada vez mais, principalmente por conta da alta dos preços dos pneus novos.
Mas, vale destacar que não adianta só trocar os pneus e sair rodando, é preciso cuidar bem do primeiro pneu para que ele esteja apto a receber a nova banda.
Recapagem só prolonga a vida quando é bem feita
Um projeto de Lei até quis acabar com a reforma de pneus. Mas, o projeto está prestes a ser arquivado.
A Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) vem acompanhando com atenção e atuando contra o projeto.
Segundo eles, existem cerca de 1.200 empresas recapadoras no Brasil, que movimentam mais de 600 milhões de dólares por ano e proporcionam cerca de 45 mil empregos diretos, além de 30 mil indiretos.
Recapagem de pneus no Brasil
Do total de pneus recapados, 75% destinam-se ao transporte rodoviário de carga, 12% movimentam cargas próprias e o restante refere-se ao transporte de passageiros.
Um pneu reformado tem rendimento semelhante ao de um pneu novo. O valor é 75% mais em conta para o consumidor e há redução de 57% no custo/km.
Ou seja, a possível retirada definitiva do texto representa uma vitória importante para a sustentabilidade.
O que avaliar antes de fazer a recapagem?
3. Os especialistas analisam o pneu usado, a “carcaça”, definem o modelo da nova banda a ser aplicada e, em seguida, direcionam para a área de raspagem e preparação para receber a nova banda;
Goodyear anuncia ampliação do segmento de recapagem de pneus
A Goodyear do Brasil, por exemplo, anunciou um avanço na operação de recapagem. Alinhada à estratégia de ciclo completo, a empresa investiu em tecnologia, atualizou processos e ampliou a capacidade produtiva.
Novas bandas e Recapagem de Pneus express
Entre as novidades estão as bandas KMAX D Light e GDL (para tração de caminhões) e G314 (para eixos livres em carretas).
Outra iniciativa é a inauguração de Recapagens Express, localizadas estrategicamente nos principais corredores logísticos do país.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.
O que está barato neste país?!