O horário de restrições de caminhões mudou para quem transporta cargas perigosas. Quem notou isso foi um estradeiro que circula pela vias de São Paulo. Ele questionou se o horário das restrições havia aumentado, principalmente, na Marginal Tietê.
E não é que ele estava com razão. O Pé na Estrada entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo para checar os novos horários permitidos.
Nota da Companhia de Engenharia de Tráfego
E a CET respondeu assim: A Companhia de Engenharia de Tráfego ampliou os horários de Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), mas apenas para cargas perigosas na Marginal Tietê e outras vias que compõem o mini-anel viário.
O mini-anel viário em São Paulo define a área de restrição de circulação para veículos, geralmente conhecida como Centro Expandido. Ele é delimitado pelas marginais Tietê e Pinheiros, e por avenidas como Salim Farah Maluf, Afonso d’Escragnolle Taunay, Bandeirantes, entre outras.
Segue a nota completa:
“A CET informa que houve alterações recentes nas restrições de circulação de caminhões em São Paulo, especialmente na Marginal Tietê e para veículos que transportam cargas perigosas.
Desde dezembro de 2024, a Prefeitura de São Paulo ampliou os horários de restrição para caminhões na Marginal Tietê e em outras vias que compõem o mini-anel viário. As novas restrições são: de segunda a sexta-feira, das 4h às 10h e das 16h às 22; aos sábados, das 10h às 14h.
A Prefeitura também atualizou as regras para o transporte de produtos perigosos. Agora, veículos que transportam essas cargas estão proibidos de circular: dias úteis, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Essa restrição aplica-se ao minianel viário e ao Centro Expandido, áreas onde vigora o rodízio municipal de veículos. A medida busca aumentar a segurança nas vias mais movimentadas da cidade.”
O que significa a delimitação do minianel viário?
O minianel viário delimita a área onde o rodízio de veículos é aplicado, ou seja, a área onde carros com determinados finais de placa não podem circular em determinados horários e dias da semana.
Contudo, o rodízio municipal funciona às segundas-feiras, não podendo circular veículos com o final da placa em 1 e 2, às terças-feiras 3 e 4, às quartas-feiras 5 e 6, às quintas-feiras 7 e 8 e às sextas-feiras 9 e 0. O horário de proibição é das 7h às 10h e das 17h às 20h, exceto feriados.
Mapa de restrição por município
A cidade de São Paulo pode ter o mapa de restrição mais confuso do país, mas não é a única onde o estradeiro tem que se cuidar.
No site do Pé na Estrada tem disponível um mapa de restrição completo por município. Dê uma consultada antes de sair de viagem.
Veja também: Atenção: caminhões não estão liberados do rodízio de placas em São Paulo

Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.