terça-feira, junho 24, 2025

PL prevê pena maior para autoridades que dirigirem embriagadas

LegislaçãoPL prevê pena maior para autoridades que dirigirem embriagadas

PL prevê pena maior para autoridades que dirigirem embriagadas. Ou seja, o Projeto de Lei 4851/24 altera o Código Penal Brasileiro para determinar punição maior para crimes cometidos por autoridade sob efeito de álcool ou substância psicoativa.

PL quer pena maior para autoridades 

Portanto, a Câmara dos Deputados já analisa a proposta, que determina que se puna com detenção de dois a três anos policiais, juízes, desembargadores, promotores e procuradores que conduzirem veículos sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas, além da pena correspondente à violência cometida.

O agente público realizará obrigatoriamente o exame toxicológico ou a alcoolemia, independentemente da ocorrência de acidente.

Se comprovarem a influência, afastarão imediatamente o agente público do cargo, sem prejuízo das responsabilidades civis e penais decorrentes de sua conduta.

Para autoridades armadas, a pena é maior ainda

Se portar arma de fogo no momento da infração, terá a pena aumentada de 1/3 a 2/3.

Se a autoridade cometer crime com ou sem intenção, estando sob efeito de álcool ou substância psicoativa e portando arma de fogo, punirão com detenção de três a quatro anos, além da pena correspondente à violência, com a agravante de pena de 1/3 a 2/3.

Próximos Passos do Projeto de Lei

Se o crime causar dano à integridade física ou moral de outra pessoa, dobrará a pena mínima.

Além disso, serão proibidos de portar arma de fogo por até dez anos. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará o projeto antes da votação no Plenário da Câmara. Para se tornar lei, os deputados e senadores precisam aprová-lo.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados