CETESB fiscalizou 38 mil veículos a diesel na Operação Fumaça Preta. Com isso, a ação simultânea ocorreu em 27 pontos do Estado.
Porém, vale dizer que a ação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) chamada de Operação Fumaça Preta é voltada ao controle das emissões.
Portanto, a ação fiscalizou 37.959 veículos em 27 pontos distribuídos por rodovias, resultando na autuação de 490 veículos.
CETESB fiscalizou 38 mil na Operação Fumaça Preta
Logo, as fiscalizações contaram com apoio da Polícia Militar Rodoviária e com a utilização de ferramentas de medição.
Entre elas estavam: opacímetros (aferição da densidade da fumaça), testes de ARLA 32 (agente redutor de emissões) e Escala de Ringelmann (avaliação visual).
Por fim, o objetivo da ação é coibir a emissão de poluentes acima do permitido e orientar motoristas sobre a manutenção dos veículos.
Veja as cidades com caminhões poluidores
As localidades com maior índice de veículos não conformes foram Itaquaquecetuba, Mairiporã, Sorocaba, São Bernardo do Campo e Presidente Prudente, com porcentagens entre 3% e 4,7% de irregularidade.
Em contrapartida, os pontos com menor percentual de autuações foram Cubatão, Limeira e Barretos, com índices abaixo de 0,3%.
Inverno exige fiscalização
Durante a estiagem, que ocorre de maio a setembro, a equipe intensifica a Operação Fumaça Preta, pois a qualidade do ar tende a piorar devido à menor dispersão.
Ações como essa ajudam a reduzir os impactos da poluição atmosférica sobre a saúde da população, especialmente em áreas de grande circulação de veículos pesados.
Novas ações de fiscalização estão previstas ao longo dos próximos meses. A CETESB reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade do ar e a promoção de um ambiente mais saudável para todos os paulistas.
A multa para os motoristas de veículos a diesel, que estão desregulados e circulam emitindo fumaça preta, pode ser de 60 UFESPs, equivalente a R$ 2.121,60.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.