A primeira palestra da Imersão – Caminhoneiro que Lucra – o jornalista e motorista Pedro Trucão contou história de superação. Além do depoimento dele, os mais de 70 participantes contaram histórias na mesma linha.
Na apresentação ele também mostrou caminhões antigos, equipamentos de comunicação obsoletos e falou sobre a digitalização.
Entre as sugestões para solucionar a escassez atual dos caminhoneiros, o Trucão falou sobre o aprendizado: “A valorização do motorista só vai aparecer com conhecimento e maior especialização. Precisamos ser valorizados e sem ter medo dos desafios”.
No link a seguir, o Pé na Estrada fez uma matéria sobre o programa Siga Bem Caminhoneiro. No endereço é possível conhecer a história do Pedro Trucão.

Como ser um caminhoneiro digital e não uma mula de carga
Para fechar o conceito tecnológico, o apresentador coloca um questionamento sobre para que lado o motorista quer seguir.
Ou seja, tem caminhoneiro que vive reclamando. Reclama da carga e até do caminhão. Mas quando o assunto é tecnologia, aí vira inimigo número um. Diz que os veículos modernos “não prestam”, que “dão problema demais” ou que “isso é coisa para rico”.
O problema é que enquanto ele fala, o mercado muda. O caminhoneiro digital já está usando aplicativo para fechar frete, rastrear consumo, planejar rota e evitar tempo perdido.
Portanto, o papo é finalizado com a ideia de que tecnologia não é inimiga, é, sim, ferramenta para ganhar mais e trabalhar com maior precisão.
Confiar na inovação é o primeiro passo para sair da zona de conforto. Trucão usou a comparação do enfrentamento do cachorro.
“Porque quem não muda, fica para trás. E quem insiste em ser mula de carga num mundo digital, vai acabar levando peso dos outros e do próprio atraso”, finaliza Trucão.

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.