quinta-feira, junho 20, 2024

O Siga Bem Caminhoneiro acabou?

Todo mundo que foi criança entre 1995 e 2005 assistiu, quem era do trecho também, o programa Siga Bem Caminhoneiro era presença marcada aos domingos pela manhã no SBT. Juntamente com Globo Rural, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Pesca e Cia e outros tantos, o Siga Bem alegrava quem acordava cedo e ainda não tinha desenhos para assistir. Só que hoje ninguém mais acha esse programa no ar, aí vem a pergunta: O Siga Bem Caminhoneiro acabou?

O que significa Siga Bem Caminhoneiro?

O nome Siga Bem Caminhoneiro, na verdade, é o nome de um projeto da Petrobras, de 1994. A ideia do projeto era criar uma rede de postos diferenciados nas rodovias do Brasil. Em seguida, para divulgar esse projeto, a Petrobras lançou um programa de Rádio chamado Siga Bem Caminhoneiro.

Logo depois, em 1995, o programa foi para a televisão, no SBT, sempre aos domingos pela manhã. O programa mostrava o dia a dia do caminhoneiro na estrada e também as belezas do Brasil e outros países. Quem produzia tanto o programa de rádio quanto o de televisão era a Cobram, uma produtora independente.

Entretanto, apesar do sucesso com seu público cativo, mudanças políticas e de rumos fizeram com que, em 2008, a Petrobras decidisse mudar seu formato de comunicação e encerrasse a divulgação do projeto daquela maneira.

– Ahhh, então o Siga Bem Caminhoneiro acabou…

Não exatamente.

O Siga Bem Caminhoneiro hoje

Ao longo da jornada do programa, muitos grandes nomes passaram por ele, como é o caso de Sérgio Reis, que dava voz a uma das versões da abertura do programa (que você pode ouvir abaixo para matar saudades), e Gugu Liberato (sim, até ele fez parte) e alguns personagens famosos no mundo dos caminhoneiros, como Pedro Trucão e Fernando Richeti.

 

Pedro Trucão já era conhecido da turma do trecho e ficou no Siga Bem Caminhoneiro desde sua estreia até 2004. No mesmo ano lançou seu próprio programa voltado aos caminhoneiros e ao mundo do transporte comercial, o Pé na Estrada. O programa hoje vai ao ar na mesma emissora e na mesma faixa de horário do Siga Bem, aos domingos, às 7h, no SBT.

Rádio Massa
Pedro Trucão e Paula Toco nos estúdios da Massa FM

Além da televisão, o Pé na Estrada também está presente no rádio, pelas ondas da Massa FM, de segunda a sábado, das 4 às 6h da manhã, ao vivo para todo o Brasil. E como o mundo mudou muito dos anos 1990 pra cá, o programa também está presente nas mídias sociais, com o @trucaopenaestrada e em podcasts e site.

Já a Cobram, que produzia o Siga Bem Caminhoneiro, também seguiu com o programa mesmo após o fim do contrato com a Petrobras. A diferença é que agora não podia mais usar o nome. O programa então mudou para Brasil Caminhoneiro e vai ao ar na Record, aos sábados, às 7h. O apresentador, Fernando Richeti, também comanda o programa no rádio, na Rádio Capital, de segunda a sábado, das 5 às 6h.

O projeto da Petrobras, que hoje se tornou a Vibra Energia, também existe ainda, com a Rede Siga Bem.

Pedro Trucão mostrando as novidades na Suécia em 1997 para o Siga Bem Caminhoneiro.
Pedro Trucão mostrando as novidades na Suécia em 1997 para o Siga Bem Caminhoneiro.

E o Clube Irmão Caminhoneiro Shell?

Muita gente confunde os dois programas. O Clube Irmão Caminhoneiro Shell nasceu em 1988 e tinha uma proposta semelhante ao Siga Bem Caminhoneiro. Também veio de uma distribuidora de combustíveis, mas durou bem menos tempo na televisão. Hoje existe ainda como um programa de benefícios para caminhoneiros que usam a rede Shell. 

Embora muitas pessoas jurem de pé junto que assistiam Pedro Trucão nesse programa, o jornalista nunca apareceu por lá. Quem apresentava a versão da TV era Carlos Alberto, o Calé. 

Por Paula Toco

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados