Veja os caminhões que formam o universo Halloween

CuriosidadesVeja os caminhões que formam o universo Halloween

Cinema e veículos sempre andaram juntos. Uma infinidade de filmes os colocam como protagonistas. Não importa se é Natal, ação ou Halloween.

Se você quiser começar a maratonar filmes de Halloween (suspense ou terror) com caminhões, a primeira sugestão do Pé na Estrada é o filme “Encurralado” (Duel, 1971), dirigido por Steven Spielberg.

Foi o primeiro filme de destaque da carreira do cineasta. Na época, o filme ficou famoso pelo suspense gerado justamente pelo caminhão, que persegue um motorista ao longo de uma estrada deserta dos Estados Unidos.

No enredo, o Peterbilt 281 (1955) é um verdadeiro “vilão mecânico”, reforçando a personalidade com a dianteira alongada e o radiador exposto. Ou seja, para enaltecer algumas cenas adicionais, um Peterbilt 351, modelo semelhante, foi utilizado.

o filme “Encurralado” (Duel, 1971), dirigido por Steven Spielberg, foi o primeiro filme de destaque da carreira do cineasta

Caminhões como personagens e símbolos

O suspense aumenta porque o motorista do caminhão nunca tem o rosto mostrado. Isso faz com que o caminhão pareça vivo, um monstro de metal. Spielberg queria que o público sentisse que a ameaça vinha de algo incontrolável e impessoal.

O protagonista, David Mann (o sobrenome “Mann” não é acidental), é o “homem comum” tentando sobreviver em um mundo que o oprime. Sua luta contra o caminhão é uma batalha simbólica entre o indivíduo e o caos moderno.

O rugido do motor e o chiado dos freios foram usados como “voz” do caminhão. Spielberg tratou o som como se fosse parte de uma criatura viva.

Encurralado de Spielberg dá vida ao caminhão

Em resumo, Spielberg usou o caminhão como um arquétipo do medo primitivo: algo grande, sem rosto, que persegue o homem sem motivo aparente. Foi o início do estilo visual e psicológico que ele refinaria em filmes posteriores, como Tubarão (Jaws, 1975), que basicamente repete a mesma ideia, só que com um tubarão.

Veículos de famílias aterrorizantes

A Família Monstro também tinha seus ícones sobre rodas, dois veículos clássicos criados por George Barris, famoso customizador de Hollywood que também fez o Batmóvel dos anos 60.

O Munster Koach, o carro oficial da família, não é um caminhão, mas um hot rod alongado, feito com a junção de três Ford Model T (1910). Mede mais de 5,5 metros de comprimento e tem motor Ford V8 de 4,7 litros. Destacava-se pelo visual preto com detalhes dourados, escapamentos expostos e um estilo gótico vitoriano.

Já os Addams não tinham um caminhão próprio icônico como os Munsters, mas nos desenhos, o carro casa temperamental chamava atenção

O outro modelo era um carro de arrancada construído a partir de um caixão de verdade, com um motor V8 Ford montado na frente.

Os dois carros ainda existem e aparecem em convenções e museus nos EUA. Ambos foram totalmente restaurados e continuam sendo símbolos do humor gótico da série.

Já os Addams não tinham um caminhão próprio icônico como os Munsters. Em algumas versões (filmes dos anos 1990 e animações), eles aparecem com limusines antigas ou carros estilo fúnebre, mas nenhum deles se tornou um veículo emblemático.

Caminhão de “O Exterminador do Futuro 2” (1991)

Assim como o caminhão do Encurralado, o de O Exterminador do Futuro 2, um Freightliner FLA 9664, também virou um ícone do cinema.

A cena que imortalizou o cavalo mecânico foi aquela em que o vilão T-1000 (Robert Patrick) persegue, no canal de Los Angeles, o jovem John Connor que fugia em uma pequena Honda XR80 (moto de trilha).

No mesmo instante, o T-800 (Arnold Schwarzenegger) entra na perseguição com uma Harley-Davidson Fat Boy e salva o garoto, segundos antes do caminhão ser destruído.

No outro filme da série, O Exterminador do Futuro (1984), um caminhão-tanque (Peterbilt 351) explode ao atingir o T-800 durante a perseguição final.

Vale dizer que “You Could Be Mine”, do Guns N’ Roses, virou a trilha perfeita, representando a rebeldia de John Connor e a fúria metálica do caminhão Freightliner pilotado pelo T-1000. A banda participou da divulgação do filme, e o clipe mostra cenas do filme como se fosse uma cena pós-créditos da época.

Cena imortalizada em que o vilão T-1000 (Robert Patrick) persegue, no canal de Los Angeles, o jovem John Connor que fugia em uma pequena Honda XR80 (moto de trilha).

Caminhão para matar Christine, o carro assassino

Outro filme que ganhou as telas do mundo foi Christine (1983), adaptação do livro de Stephen King que conta a história de um Plymouth Fury 1958 possuído. Tanto no livro quanto na tela, várias cenas mostram caminhões e guinchos tentando conter o carro, mas acabam falhando.

Outros caminhões ícones do cinema

  • Western Star 4800 – Maximum Overdrive (1986): Dirigido por Stephen King, o filme mostra máquinas que ganham vida e atacam humanos. O caminhão com o rosto do Duende Verde é o destaque, um vilão sobre rodas que virou ícone do terror dos anos 80.

  • Mack R-600 – Mad Max 2: A Caçada Continua (1981): No deserto pós-apocalíptico, o caminhão-tanque é sinônimo de sobrevivência. O veículo representa a luta humana por combustível e pela própria vida.

  • Peterbilt 379 – Joy Ride (2001): O caminhoneiro invisível “Rusty Nail” aterroriza jovens viajantes pelas estradas americanas. Uma versão moderna do Encurralado, com o mesmo clima de tensão e perseguição.

  • Optimus Prime – Transformers (2007–presente): O caminhão que se transforma em herói. Líder dos Autobots, Optimus Prime é símbolo de coragem e tecnologia — e o caminhão mais reconhecido da cultura pop moderna.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados