A Ford confirmou a produção da Ranger Híbrida Plug-in na América do Sul em 2027, ampliando a oferta da picape eletrificada.
Em 2025, a Ranger comemora 30 anos no mercado sul-americano e caminha para registrar um novo recorde de produção, com 76.000 unidades.
Para atender à evolução da demanda, a Ford anunciou recentemente um aumento na velocidade da linha para atingir um ritmo anual de produção superior a 80.000 unidades em 2026, além do lançamento de novas versões de trabalho da picape.
A Ranger é impulsionada por um sistema que combina o motor a gasolina 2.3L EcoBoost com um motor elétrico de 75 kW, acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades. O conjunto híbrido entrega uma potência combinada de 279 cv e um torque combinado de 690 Nm.
A picape conta com uma bateria de íon-lítio de 11,8 kWh (capacidade útil), que garante uma autonomia de mais de 45 km no modo 100% elétrico. O tempo de recarga total é de aproximadamente 4 horas, utilizando um carregador monofásico de 16 Amperes.
A capacidade de reboque é de até 3.500 kg, enquanto a carga útil na caçamba é de até 1.000 kg (1 tonelada).
Ford Ranger não vai ter vida fácil
O modelo da Ford chega em um momento em que o Brasil tem uma enxurrada desses modelos. A Fiat Strada mantém sua posição como líder absoluta em volume de vendas, dominando o segmento das picapes leves e sendo consistentemente o veículo mais emplacado do país.
Paralelamente, o segmento de picapes médias tem a Toyota Hilux como preferida pela robustez, a Ford Ranger e da Chevrolet S10. No nicho das intermediárias, modelos como Fiat Toro e RAM Rampage continuam a atrair consumidores que buscam conforto de SUV e funcionalidade de picape.
As principais tendências atuais incluem a elevação do nível de tecnologia e luxo, a chegada de modelos full-size (como Ram e Ford F-150) e, principalmente, a entrada de picapes híbridas e elétricas (como a BYD Shark e GWM Poer).
O desafio para as montadoras é equilibrar a tradição de robustez e trabalho com as novas demandas por tecnologia, conforto e eletrificação, mantendo a versatilidade que o consumidor brasileiro valoriza.
| Posição | Modelo | Unidades Emplacadas (Agosto/2025) | Segmento |
| 1º | Fiat Strada | 11.883 | Compacta |
| 2º | VW Saveiro | 5.358 | Compacta |
| 3º | Toyota Hilux | 3.570 | Média |
| 4º | Fiat Toro | 3.181 | Intermediária |
| 5º | Ford Ranger | 2.628 | Média |
| 6º | Chevrolet S10 | 2.340 | Média |
| 7º | Ram Rampage | 1.951 | Intermediária |
| 8º | Chevrolet Montana | 1.657 | Intermediária |
| 9º | Mitsubishi Triton | 1.008 | Média |
| 10º | Renault Oroch | 959 | Intermediária |
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Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.