Inaugurada em duas etapas, a pista Norte em 1947 e a pista Sul em 1953, a sinuosa Via Anchieta, de duas faixas e raros pontos de ultrapassagem, é, há mais de 50 anos, a única ligação viável de São Paulo com a Baixada Santista para os cargueiros com destino ao Porto de Santos. A estrada está saturada. Os congestionamentos são frequentes, assim como os acidentes e as reclamações dos motoristas, multados por ultrapassarem em local proibido.
Mas surge uma alternativa. Pelo menos um projeto de uma nova opção para a Baixada Santista. É o projeto Via Mar que não tem apenas rodovia, mas também um complexo de soluções modais e plataformas para modernizar o sistema viário e o fluxo de cargas no Porto. Se sair do papel, o percurso da rodovia terá apenas 36 quilômetros, fazendo a conexão do trecho Leste do Rodoanel Mário Covas ao Porto de Santos.
Projeto tem até túnel submerso
O projeto da empresa Contern prevê uma rodovia com duas pistas e três faixas de rolamento por sentido. Ela cruzará a Rodovia Cônego Domênico Rangone e seguirá ao nível do solo até encontrar um túnel submerso que atravessará o canal do Porto e fará a ligação com a avenida portuária.
Trata-se de um projeto moderno e ambicioso, capaz de melhorar a produtividade do Porto e trazer muito mais segurança e conforto para os motoristas, especialmente aos caminhoneiros que há mais de meio século só podem utilizar a velha Via Anchieta. O Pé na Estrada está acompanhando.
Por Jaime Alves
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] Adeus Via Anchieta – empresa apresenta nova opção de acesso ao Porto de Santos […]
Existe um outro projeto que poderia ser também retomado. Era o da pista auxiliar da Imigrantes pensado nos anos 70. Poderia ser destinada a estes pesados.
De fato um absurdo que a Velha Senhora seja a única opção. Ao meu ver com todo seu traçado sinuoso, que já foi moderno e ousado nos tempos de sua inauguração, continua mostrando-se a mais versátil.
O desgaste que sofre a Anchieta deveria mobilizar seu tombamento e impedir a sua reversão das pistas de forma a obrigar a criar uma outra via.
Outra opção ampliar o uso das duas ferrovias de descida A Inglesa e a Mairinque Santos (usando seus nomes clássicos).