quinta-feira, outubro 24, 2024

Adeus Via Anchieta

RodoviasAdeus Via Anchieta
Por medida de segurança, a Rodovia dos Imigrantes é proibida para os pesados. É que devido a inclinação e as linhas retas da pista, os caminhões desenvolveriam mais velocidade, aumentando o risco de acidentes graves, mesmo para os freios eficientes dos veículos mais modernos. Só tem a Via Anchieta.

Inaugurada em duas etapas, a pista Norte em 1947 e a pista Sul em 1953, a sinuosa Via Anchieta, de duas faixas e raros pontos de ultrapassagem, é, há mais de 50 anos, a única ligação viável de São Paulo com a Baixada Santista para os cargueiros com destino ao Porto de Santos. A estrada está saturada. Os congestionamentos são frequentes, assim como os acidentes e as reclamações dos motoristas, multados por ultrapassarem em local proibido.

Mas surge uma alternativa. Pelo menos um projeto de uma nova opção para a Baixada Santista. É o projeto Via Mar que não tem apenas rodovia, mas também um complexo de soluções modais e plataformas para modernizar o sistema viário e o fluxo de cargas no Porto. Se sair do papel, o percurso da rodovia terá apenas 36 quilômetros, fazendo a conexão do trecho Leste do Rodoanel Mário Covas ao Porto de Santos.

Projeto tem até túnel submerso

O projeto da empresa Contern prevê uma rodovia com duas pistas e três faixas de rolamento por sentido. Ela cruzará a Rodovia Cônego Domênico Rangone e seguirá ao nível do solo até encontrar um túnel submerso que atravessará o canal do Porto e fará a ligação com a avenida portuária.

 

Trata-se de um projeto moderno e ambicioso, capaz de melhorar a produtividade do Porto e trazer muito mais segurança e conforto para os motoristas, especialmente aos caminhoneiros que há mais de meio século só podem utilizar a velha Via Anchieta. O Pé na Estrada está acompanhando.

Por Jaime Alves

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

2 COMENTÁRIOS

  1. Existe um outro projeto que poderia ser também retomado. Era o da pista auxiliar da Imigrantes pensado nos anos 70. Poderia ser destinada a estes pesados.
    De fato um absurdo que a Velha Senhora seja a única opção. Ao meu ver com todo seu traçado sinuoso, que já foi moderno e ousado nos tempos de sua inauguração, continua mostrando-se a mais versátil.
    O desgaste que sofre a Anchieta deveria mobilizar seu tombamento e impedir a sua reversão das pistas de forma a obrigar a criar uma outra via.

    Outra opção ampliar o uso das duas ferrovias de descida A Inglesa e a Mairinque Santos (usando seus nomes clássicos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados