Obras do trecho Norte do Rodoanel de SP estão com 42% de conclusão

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O trecho Norte do Rodoanel será aberto ao tráfego em março de 2018. A afirmação é da assessoria de imprensa da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A – empresa de economia mista que tem o Governo do Estado de São Paulo como principal acionista. Mas para cumprir a promessa e estar mesmo pronto até essa data, será preciso aumentar o ritmo dos trabalhos. Iniciado em fevereiro de 2013, portanto há 40 meses, o Rodoanel Norte tem, até agora, 42,30% de obras concluídas. Restam 57,7% para serem executadas em 21 meses.

Desafios

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Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e mais 3,6 km de interligação com o Aeroporto de Guarulhos

Um dos principais desafios, segundo a Dersa, é o próprio local do empreendimento. A obra está nos limites entre a urbanização densa e áreas destinadas florestais de importância ambiental para a metrópole. Por isso requer um conjunto de programas para evitar, reduzir e compensar os impactos sociais e ambientais. Também é preciso cumprir todos os compromissos decorrentes da legislação ambiental e do processo de licenciamento ambiental.

Um dos métodos adotados para mitigar esses impactos é a implantação de túneis. São sete duplos, com aproximadamente 5,9 km de pista em cada sentido. O trecho Norte terá 44 km de extensão no eixo principal, além de 3,6 km de interligação com o Aeroporto de Guarulhos. A obra vai ligar o final do Trecho Leste, entre o trevo de interseção com a Rodovia Presidente Dutra, e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, onde inicia o trecho Oeste, passando pela Rodovia Fernão Dias.

A partir da conclusão do Trecho Norte, o Rodoanel Mario Covas estará completo, 20 anos depois de iniciar sua construção com o trecho Oeste. Todo o complexo terá 177 km ligando dez rodovias paulistas. São elas: Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias. O Rodoanel é fundamental para o transporte de cargas e à cidade de São Paulo. Ele evita que os caminhões que estão de passagem pela região metropolitana tenham de passar pelas marginais Pinheiros e Tietê para seguirem seus destinos finais.

Por Jaime Alves

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

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