MAN lança caminhão para rodar com segurança na região do Ibó e pela serra para Santos

RodoviasMAN lança caminhão para rodar com segurança na região do Ibó e...

Você sabe por que esse veículo seria ideal para descer a serra pela Rodovia Anchieta ou Imigrantes ou para rodar pela região do Ibó em Pernambuco? Porque nessas regiões caminhoneiros são assaltados e mortos frequentemente. Segurança é algo que não existe por ali.

O VW 5.150 tem motor Cummins ISF de 152 cv

O sistema Anchieta/Imigrantes é pedagiado e relativamente curto. Ainda assim a polícia e a concessionária não conseguem manter a segurança dos usuários. Veículos são atacados por pessoas que moram nas redondezas e jogam blocos de pedra nos carros e caminhões para assaltá-los. Há poucas semanas um passageiro de um carro morreu ao ser atingido por uma dessas pedras (leia mais aqui).

O Ibó é o ponto vermelho indicado no mapa, onde segurança passa longe
O Ibó é o ponto vermelho indicado no mapa, onde segurança passa longe

Na região do Ibó a coisa é ainda mais séria, tanto do lado baiano quanto pernambucano. Nós do Pé na Estrada já rodamos mais de 400 quilômetros nesse trecho sem cruzar com uma única viatura da polícia. Como dizem os motoristas: alí virou terra de ninguém. Motoristas são mortos a bala em plena luz do dia.

Veja o vídeo abaixo. Nele um caminhoneiro diz que parou num posto da região para ligar para a família e avisar que iria passar pelo trecho. Queria preveni-los que algo poderia acontecer. Ele questiona o governador do estado: “Alguma o senhor teve que ligar pra casa pra convencer a esposa e os filhos a aceitar que daqui a uma hora ele pode estar morto?”. É um testemunho forte que retrata a realidade em ainda muitos outros trechos pelo Brasil.

A pergunta é: até quando a segurança do motorista será negligenciada dessa maneira?

Sobre o veículo

A MAN de fato lançou o veículo, mas ele é destinado ao transporte de valores. O VW 5.150 tem motor Cummins ISF de 152 cavalos. A montadora destaca que o veículo tem um ótimo custo-benefício, pois tem a mesma capacidade de carga das versões maiores  8.160 CE e 9.160 CE.

A montadora lança também o Delivery 10.160. O foco é atender ao transporte de produtos de alto valor agregado, como farmacêuticos e eletrônicos.

Delivery 10.160

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

4 COMENTÁRIOS

  1. É lastimável o relato desse caminhoneiro, por tanto sofrimento que a classe já passa por essas estradas mal cuidadas, por um governo para pouco e não inclusivo ainda tem que passar por um constante medo de não retornar para suas casas assim perdendo suas vidas pelas mãos de bandidos sem a menor compaixão pelo próximo.
    Uma vergonha para um pais rico, como éo nosso Brasil.
    VERGONHA !!!

  2. Fui assaltado perto de floresta 6 hrs da manhã a 5km de uma base policial, Voltei a base policial e os policias mim informaram q o que eu deveria fazer era ir a Belém do São Francisco fazer uma queixa, Expliquei que isso os ladrões já tinham mim falado para fazer, Quando estava prestando a queixa, Não tive nem o trabalho de dar o depoimento pois o delegado já sabia como foi q tudo tinha acontecido e as armas usadas, Resumindo, Virou rotina.

    • Muito triste seu comentário parceiro. A gente não se sente seguro nem perto das bases da polícia… e fica sem poder fazer nada! É revoltante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados