DNIT desliga radares por falta de dinheiro

RodoviasDNIT desliga radares por falta de dinheiro
Dnit desliga radares em rodovias concessionadas
Dnit desliga radares em rodovias concessionadas

Já foi multado nos últimos 12 meses? A partir de agora tem que se preocupar menos com isso. Porém pode esquentar a cabeça com a falta de segurança, pois o Dnit deve desligar todos os radares de vias concessionadas do País, e isso provavelmente vai aumentar a quantidade de acidentes nessas rodovias.

Existem hoje quase 7 mil radares instalados pelas rodovias do Brasil. A manutenção desses radares é feita por empresas contratadas pelo Dnit. Porém, de acordo com o próprio Departamento, a verba destinada a isso garantida pela Lei Orçamentária Anual (LOA), de R$ 120 milhões, seria suficiente apenas para o primeiro semestre do ano.

Busca-se agora um crédito suplementar de R$ 74,6 milhões para custear os gatos até dezembro. Mas como nem isso é suficiente para manter tudo como está, o Dnit está desligando parte dos radares.

Serão 660 radares desligados. Todos, a princípio, em rodovias concedidas a iniciativa privada. O Dnit entende que as próprias concessionárias devem custear esse serviço, já que recebem via pedágio e está em seu escopo oferecer serviços ligados a segurança.

Seis meses sem radares

Dnit desliga radares em diversas rodovias
Dnit desliga radares em diversas rodovias

De fato as concessionárias vão assumir a manutenção dos radares. Porém o acordo era que isso seria feito apenas a partir de janeiro de 2017, já que as empresas precisam fazer estudos de viabilidade dos locais onde os radares serão colocados, dentre outros processos operacionais.

A própria ANTT deu o prazo de janeiro de 2017. Ou seja, se o Dnit realmente desligar todos esses radares agora e as concessionárias só passarem a operar os seus em 2017, serão seis meses sem radares. É motivo de alegria pra muita gente, mas a verdade é que os radares são muito efetivos na diminuição de acidentes. Ao desligar uma grande parte deles, a segurança da via e de seus usuários é colocada em risco. E vamos lembrar que estamos na Década de Ação pela Segurança no trânsito.

As informações e as fotos são do Hoje em Dia. Veja mais informações sobre o assunto clicando aqui.

Imagens: Wesley Rodrigues para o Hoje em Dia dnit

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

2 COMENTÁRIOS

  1. Os radares são uma boa ferramenta de apoio nas rodovias para o controle de velocidade , mas na minha opinião eles devem ser bem sinalizados serem refletivos a noite com uma boa distância de visibilidade, pois ao ver um aparelho em funcionamento corretamente indicado na rodovia e sinalizado o condutor pensará duas vezes ao cometer a infração e receber a multa por excesso de velocidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados