sexta-feira, novembro 22, 2024

Caminhoneiro ou camioneiro, qual a forma correta?

CuriosidadesCaminhoneiro ou camioneiro, qual a forma correta?

Enquanto escrevo este texto aqui no Word, ele pinta de vermelho todas as vezes que eu escrevo camioneiro. Isso deveria ser um sinal que a palavra está errada, não? Mas se a resposta é tão obvia, por que tanta gente ainda pergunta para o Google se o certo é caminhoneiro ou camioneiro? Acredite, essa pergunta é feita mais de 200 mil vezes todos os meses para o buscador. E afinal, o que está correto?

Caminhoneiro ou camioneiro?

Tanto faz. Pois é, as duas formas são aceitas. A palavra é nova, até porque, caminhões são novos, têm pouco mais de 100 anos. Para nós, a origem está no francês Camion, que foi “aportuguesado” e virou camião. Quem dirige um camião é um camioneiro. Assim é em Portugal até hoje. Vejam os sites das montadoras por lá.

Em Portugal se usa camião
Em Portugal se usa camião
Em Portugal se usa camião, mas o certo é caminhoneiro ou camioneiro?
Em Portugal se usa camião

Mas aqui no Brasil a palavra se misturou com caminho, já que os caminhões rodam por caminhos, e aí ganhou um H. Como camião passou a ser caminhão, camioneiro passou a ser caminhoneiro. Mas o termo original continuou correto. Então, embora possa causar estranhamento em nosso País, ele é aceito.

Outras formas, outras línguas

Além de caminhoneiro ou camioneiro, outro termo aceito é camionista. Este também é muito usado em Portugal. Em outras línguas latinas a palavra é muito parecida. Em espanhol o termo é camionero. Em italiano, camionista, como no português de Portugal. Em francês o termo é camionneur. E em romeno (sim, romeno é uma língua latina) o termo é șofer de camion (lê-se chofer, como em português). Já em inglês, que não é uma língua latina, a palavra informal é trucker e truck driver no formal, que em português significa motorista de caminhão.

E aí, vai querer ser chamado de camionero ou camionista daqui pra frente?

Mais explicações sobre a origem da palavra você encontra aqui.

Por Paula Toco

 

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados