Imagine a cena: você agendou seu horário, chegou na hora e entrou na fila para descarregar. Depois de algum tempo esperando, você vê outros caminhões, que chegaram bem depois de você, cortando a fila e indo diretamente para o descarregamento. E aí, o que você pensa ou faz?
Isso aconteceu em alguns terminais da VLI Logística, braço de transporte da Vale, e despertou o descontentamento de muita gente. Alguns mandaram o caso para nós, mas com o pedido de não serem identificados. Veja a denúncia:
Tem gente que chega no horário do agendamento e fica quase 24 horas na fila. Aí chega um “espertão” com esquema na VLI em Araguari, Uberaba, Pirapora e Colinas do Tocantins e fura a fila. Isso é grave, qualquer hora vai sair tiro no terminal.
Entramos em contato com a VLI e a empresa explicou que está em fase piloto de um novo projeto, o IntegraRodo, que visa diminuir o tempo de espera para carga e descarga. Portanto, segundo a resposta, os caminhões que aparentemente estavam furando fila, na verdade, já faziam parte do projeto. A nota enviada à produção diz:
A VLI, empresa de logística que integra terminais, ferrovias e portos, informa que a iniciativa IntegraRodo tem como objetivo gerar eficiência e aumentar a produtividade do modal rodoviário, responsável por levar as cargas a partir de sua origem até os terminais intermodais da empresa. Implementado inicialmente em parte do volume que chega aos terminais de Uberaba (MG), Araguari (MG), Palmeirante (TO) e Guará (SP), o projeto oferece um sistema de monitoramento interligado entre cliente, transportadora e caminhoneiro que estabelece um controle mais efetivo e define o ritmo de todo o percurso do profissional na estrada. Desta forma, ele pode realizar todo o ciclo do caminhão com mais agilidade e otimizar seu tempo para a realização de outras entregas.
A companhia esclarece que o agendamento atual dos caminhões e seus tempos médios praticados não sofrerão alteração e impacto com a implementação do IntegraRodo.
Segundo a VLI, não há a necessidade de agendamento com o novo modelo, pois a logística é tão encaixada que o caminhão já chega na hora de descarregar. E como cada caminhão é programado para chegar em um momento, não há, praticamente, formação de fila.
Ainda de acordo com a empresa, 1.500 caminhões chegam por dia em suas instalações e, atualmente, 10% deles – 150 – já estão inseridos no novo formato.
Explicou-se ainda que o projeto é por cliente, por isso, é possível que uma transportadora possa ter caminhões que não fiquem na fila, pois estão atendendo determinado cliente, e que outros fiquem, pois estão atendendo outro cliente que ainda está no sistema de agendamento. A empresa garante também que o novo projeto não afeta os tempos de espera na fila do agendamento.
(Nota da editora – embora tenha mandado a resposta oficial por nota, a VLI fez questão de marcar uma reunião com a equipe para esclarecer o projeto. Algo bastante raro no setor. A empresa ainda ficou de marcar um dia para que possamos visitar alguma das plantas onde o IntegraRodo ocorre e saber diretamente dos motoristas o que estão achando do projeto.)
E você, quer fazer uma denúncia? Gostaria de elogiar alguma empresa? Os canais do Pé na Estrada estão abertos.
Por Paula Toco