Tem gente que gosta de rodar com o caminhão na estrada, mas tem gente que gosta é de ver essas máquinas acelerando. Para quem é do segundo grupo, nada de cometer infrações de trânsito, o segredo é acompanhar as corridas de caminhão. A mais popular atualmente é a Copa Truck, com muitos participantes vindos da famosa Fórmula Truck. A primeira etapa da Copa Truck será domingo, 24 de março, no Autódromo Ayrton Senna em Goiânia, Goiás.
As competições de caminhão costumam reunir as principais montadoras. Na Copa Truck estarão disputando caminhões Mercedes-Benz, Volkswagen e MAN, Ford, Iveco e Volvo. As empresas, muitas vezes, aproveitam para testar novas tecnologias e mostrar a força de seus produtos.
“A Copa Truck junta a paixão por caminhões com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas nas pistas”, ressalta Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse ambiente esportivo, o Actros assegura aos pilotos força, alta performance, robustez, resistência e confiabilidade, atributos amplamente reconhecidos pelas estradas do Brasil no transporte de cargas. Este campeonato é uma vitrine muito especial, que atrai um grande público, reforçando ainda mais a imagem da Mercedes-Benz como marca top of mind em caminhões no País”.
Potência de 1.250 cavalos e velocidade máxima de 240 km/h
Os caminhões que você vê na pista não são os mesmos da estrada. Eles passam por uma série de modificações no trem de força, chassi e cabina. A Mercedes-Benz destaca que seus caminhões alcançam de 1.250 cv de potência a 3.500 rpm, quase três vezes mais em relação aos 460 cv a 1.900 rpm de fábrica. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm da aplicação no transporte. O Actros pode alcançar velocidade máxima de até 240 km/h na Copa Truck, conforme o circuito.
Os caminhões de competição também passam por diversas alterações na suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando o aproveitamento da força do motor. Isso assegura mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem importante, especialmente nas curvas.
Entre as mudanças destacam-se ainda a menor distância entre o solo e o chassi, rebaixamento do parachoque, suspensão especial e redução da distância entre eixos. A estrutura do para-choque e a carenagem lateral são projetadas para melhorar a aerodinâmica, bem como a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores. Já a segurança é garantida pelos freios a disco nas quatro rodas, com sistema especial de resfriamento a água e ar.
A cabina do caminhão também é totalmente reconfigurada. Ela é menor e recebe banco tipo concha, para competições, e santantonio, barras de proteção que contribuem para a segurança do piloto. Outra mudança na cabina é o painel de instrumentos, que ganha uma configuração específica para provas, com destaque para conta-giros e níveis de água e óleo.
Veja também: Tombamento na curva
A Mercedes-Benz destaca que fornece as peças de reposição para os modelos Actros utilizados nas corridas, especialmente dos motores, que são retrabalhados a cada etapa. A marca apoia três pilotos esta ano com caminhões Actros 2646, André Marques (número 77 e caminhão nas cores preto e dourado), Wellington Cirino (número 6, totalmente dourado) e Débora Rodrigues (número 7 e Actros nas cores rosa e branco).
Onde assistir
A Copa Truck será transmitida pelo canal SporTV, com link também pelo site www.copatruck.com.br. Para quem quiser ver no autódromo, os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria e custam de R$ 40,00 a R$ 220,00.
No sábado ocorrem os treinos de classificação e no domingo a prova acontece em duas etapas: a primeira às 11h30 e a segunda às 12h15.
Adaptado de Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.