Na noite de sexta-feira, véspera das manifestações marcadas para sábado 30, o presidente Jair Bolsonaro pediu que os estradeiros escutassem as palavras do ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas. O ministro, por sua vez, fez diversas promessas aos caminhoneiros quanto a melhoria no controle da tabela de fretes, nas condições de trabalho e também nas condições da via.
Promessas
O ministro começou convidando a todos os motoristas que participassem dos Fóruns de Discussão sobre o transporte, que acontecem em Brasília. Tarcísio Freitas relembrou a medida da Petrobras em só mudar o preço do diesel de 15 em 15 dias e falou sobre o Cartão Caminhoneiro (que ele chamou de cartão Petrobras). Além disso, Freitas afirmou que Bolsonaro determinou que o ministério trabalhasse para melhorar as condições de vida do motorista profissional na estrada e disse ainda que o presidente “tem um amor muito grande pela categoria”. Para cumprir com essas determinações, o ministro fez 6 promessas.
1 – Intensificar a fiscalização do frete
Tarcísio não explicou como será essa intensificação, mas a ANTT soltou um balanço esta semana sobre como estão as punições para quem não cumpre o piso mínimo (leia aqui).
2 – Construir pontos de parada
Percebe-se que o governo conhece o problema da falta de locais para parar e cumprir a Lei do descanso, mas o ministro afirmou que esses pontos serão feitos principalmente nas rodovias concessionadas, nos pontos de atendimento ao usuário.
3 – Melhorar as vias
Freitas ainda afirmou que o governo vai aplicar recursos para melhorar vias e recuperar a pavimentação das estradas.
4 – Terminar a BR 163
Um dos maiores gargalos atuais, a BR 163 é velha conhecida dos caminhoneiros, principalmente dos que já ficaram atolados por lá na época de chuvas. Diversos governos já prometeram terminar sua pavimentação, mas o ministro atual diz que pretende terminá-la ainda este ano.
5 – Estruturar cooperativas
O ministro não deu mais detalhes sobre este tópico.
6 – Documento eletrônico para verificar frete
Uma das medidas mais esperadas pelos caminhoneiros, o ministro afirmou que um primeiro teste para o documento de transporte eletrônico será executado no mês de abril no estado do Espírito Santo. Tarcísio não deu mais detalhes, mas a esperança é que a medida ajude no cumprimento da lei do piso mínimo.
Paralisações
Pouco provável que tenha sido coincidência que as manifestações de presidente e ministro tenham ocorrido nos dias anteriores ao da data marcada por caminhoneiros para mobilizações. Provavelmente o intuito é mostrar para a categoria que o governo está trabalhando em suas pautas e evitar a ocorrência de novas greves.
O vídeo de ontem foi publicado por Onyx Lorenzoni e retuitado pelo próprio ministro Tarcísio Freitas.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] conquistas da última mobilização e prometendo aumento da fiscalização do piso mínimo (veja aqui as medidas anunciadas), dentre outras […]