Você se lembra do Vera, o caminhão sem cabine da Volvo? Ele fará sua primeira operação, transportando mercadorias na cidade de Gotemburgo, na Suécia. A data da operação logística ainda não foi divulgada.
Veja também: Scania investe R$1,4 bilhão em fábrica de São Bernardo
Apresentado em 2018 pela montadora, o caminhão autônomo elétrico é uma proposta de solução para operações de transporte de alta repetição e de curtas distâncias, transportando grandes volumes de mercadorias em uma velocidade máxima de 40 km/h.
O objetivo é ter um sistema no veículo autônomo para ser monitorado por uma torre de controle, que será responsável por toda a operação.
O veículo autônomo fará o transporte de contêineres do centro de logística da DFDS, empresa de logística, para um terminal portuário em Gutemburgo, que terá adaptações de infraestrutura, incluindo os portões automáticos.
Com a parceria da DFDS, será possível implementar o veículo em estradas públicas dentro de uma área industrial para realizar a operação.
A partir dos testes realizados, a Volvo poderá desenvolver soluções na área de transportes autônomos, além de aprimorar a área da tecnologia, gestão de operação e adaptações de infraestrutura para o caminhão autônomo operar nas vias.
Por Pietra Alcântara com informações da assessoria de comunicação Volvo.