Que todo dia tem caminhão na estrada, isso todo mundo sabe. Todo dia tem gente querendo entrar nessa profissão também. Quem é do trecho também sabe que perigos e desrespeitos acontecem qualquer dia do ano para o motorista de caminhão. As belas paisagens e os encontros com os colegas de estradas tão pouco têm data certa para aparecerem. Mas afinal, qual é o dia de comemorar as alegrias e as tristezas da profissão? Quando é o dia do caminhoneiro?
Existem três datas oficiais, então você pode escolher qualquer uma, todas ou nenhuma. Ainda assim, vamos conhecê-las:
25/07 – Dia de São Cristóvão
A data mais antiga e, ainda hoje, a mais comemorada. No dia 25 de julho não se comemora exatamente o dia do caminhoneiro, mas sim o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, de todos os motoristas, os de caminhão, de carro, ônibus e até de outros modais, como avião e barcos.
A história desse santo é muito antiga, remetendo ao século III depois de Cristo. Sua canonização aconteceu no século XV e o que o liga ao mundo dos motoristas é a passagem sobre a travessia de um rio.
Reprobus (seu nome antes de ser santificado) aceitou a tarefa de ajudar pessoas a cruzar um rio perigoso. Certo dia, enquanto fazia a travessia do rio com uma criança, sentia que ela ficava cada vez mais pesada, “como se o mundo inteiro estivesse sobre seus ombros”. Ao chegar do outro lado, a criança revelou ser, na verdade, O Criador do Mundo. Daí vem, inclusive, seu nome: Cristóvão, aquele que carrega Cristo.
Por ter ajudado na travessia, passou a ser padroeiro dos viajantes em geral e é venerado em diversos países e até diversas religiões. Na Grécia, seu dia é comemorado em 09/03, já a Igreja Ortodoxa comemora dia 09/05, em Cuba sua data é 16/11 e na Espanha é 10/07.
Por aqui, o mês de julho todo acabou sendo considerado o mês do caminhoneiro por conta da data. Nesse mês, geralmente são feitas feiras, festas e outros eventos para o pessoal da estrada.
30/06 – Dia do Caminhoneiro no estado de São Paulo
Em 1986, o governador de São Paulo, Franco Montoro, promulgou a lei 5.487, que institui o Dia do Caminhoneiro, mas como a lei é estadual, a data só vale para São Paulo.
16/09 – Dia Nacional do Caminhoneiro
Em 2009, o governo Federal entendeu que os caminhoneiros necessitavam de uma data nacional para comemorar sua profissão. Mesmo com duas datas já em uso para tal comemoração, o vice-Presidente, José de Alencar, assinou a Lei 11.927, que criava uma terceira data, a de 16 de setembro, como sendo o Dia Nacional do Caminhoneiro.
Talvez a escolha tenha como base o dia do transportador, para que ambas as datas fossem próximas.
17/09 – Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga
Criada por decreto em 1993, a data tem o objetivo de ser uma: “homenagem à laboriosa categoria profissional.” De todas as leis apresentadas até aqui, essa é a única que conta com o objetivo descrito oficialmente. Ela foi assinada pelo então presidente, Itamar Franco, em 9 de julho de 1993.
Outras datas
Os motoristas de ônibus, embora estejam incluídos nas comemorações de 25 de julho, não têm ainda uma data só deles. Já quem atua no transporte escolar, tem. Dia 1º de julho é o Dia do Transportador Escolar no estado de São Paulo. A data existe desde 2010. E o que seria do transportador escolar sem um monitor para organizar a bagunça das crianças? Por isso, desde 2017, o dia 15 de agosto é Dia do (a) Monitor(a) do Transporte Escolar na cidade de São Paulo.
Pilotos de avião também têm sua data, 23 de outubro, dia do Aviador. A data foi escolhida porque 23/10/1906 é, oficialmente, a data do primeiro voo da história, o famoso 14-Bis, pilotado pelo brasileiro Santos Dumont na França. O pessoal da estrada de ferro também tem. Dia 30 de abril é Dia do Ferroviário. A data escolhida homenageia a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, em 30/04/1854.
Além dos pilotos, o pessoal por trás dos transportes também tem seu dia. Dia 6 de junho é o dia da Logística. Dia 12 de setembro é o dia do Operador de Rastreamento.
Agora é só você escolher qual dessas datas comemorar, ou até usá-las para protestar.
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
Os caminhoneiros merecem cada gota de meus aplausos pois eles é quem carregam nosso amado BRASIL.
“Sob as mãos de Deus, o destino e a proteção divina.
Sobre as mãos de um CAMINHONEIRO nosso ou nossa heroína das estradas a responsabilidade de transportar uma nação brasileira.”
[…] você pode ver, são muitas as homenagens. Nesse texto do portal Trucão você vê mais informações sobre essas e outras datas comemorativas relacionadas a esses […]
eu fico com 25/07; pois se trata de transportador.