Neste fim de ano, seja para lazer ou trabalho, muita gente vai descer e subir a serra. Você já enfrentou dificuldades ao passar por trechos assim? Descer a serra em segurança pode ser um desafio.
Leia também: 3 hábitos que diminuem segurança no trânsito
Leia ainda: Duplicação da Serra do Cafezal – o que mudou?
A passagem pela serra, principalmente a descida, pode ser bem complicada. A dificuldade aumenta quando se dirige um veículo tão pesado quanto um caminhão.
Por esse e outros motivos, ser caminhoneiro exige muita habilidade e responsabilidade.
Confira a seguir 6 passos para descer a serra em segurança:
1. Faça check-up antes de pegar estrada
Antes de seguir viagem, cheque se seu caminhão está em boas condições para isso. Sempre revisar o seu bruto é importante para a segurança não só nas descidas, mas em todo o trajeto.
E não esqueça dos pneus! Não adianta nada ter um caminhão com freios e pastilhas em boas condições se seus pneus estiverem velhos demais.
2. Use a marcha
Principalmente para os caminhões antigos, essa dica vale ouro! Use a marcha ao seu favor e reduza ao descer a Serra. Outra dica é usar a marcha pesada.
Descer com o caminhão na “banguela” pode ser uma atitude comum entre os motoristas, mas é extremamente perigosa, além de ser uma infração de trânsito. Ou seja, dá multa!
Trafegar com as marchas engrenadas evita que você perca o controle do caminhão e permite acionar com mais eficiência o freio motor.
3. Reduza a velocidade
O condutor deve reduzir a velocidade ainda no alto da serra, antes de iniciar a descida. Nessa hora, o melhor é descer tranquilo, desacelerando.
Mesmo assim, se a descida estiver severa e algo der errado, o motorista pode contar com áreas de escape para diminuir a velocidade na descida.
4. Mantenha distância
Se nas estradas normais o recomendado é manter uma distância segura dos outros veículos, na serra essa distância deve ser ainda maior.
É importante também evitar ultrapassagens. Visto que o caminhão, por ser mais pesado, enfrenta mais dificuldades ao descer a serra que os veículos menores, seria sensato por parte do motorista permitir que os outros veículos o ultrapassem e sigam viagem de maneira tranquila.
5. Use bem os freios
Já no início da descida, é aconselhável que o motorista acione o sistema de freio-motor. Para os caminhões que não possuem freio motor, a dica é reduzir a marcha e descer devagar.
Preste atenção no uso do freio convencional e evite usá-lo em excesso ou para correção da velocidade. Utilizar o freio em excesso pode provocar o superaquecimento do sistema, reduzindo sua eficiência.
6. Cuidado com a neblina
Nos casos de neblina e chuva, que são extremamente comuns em descidas de serra, o cuidado deve ser redobrado.
Sempre use os faróis em nível baixo, reduza mais ainda a velocidade e aumente a distância em relação aos outros veículos. Também fique bem atento à sinalização do local.
Acesse também o Pé na Estrada no Facebook.
E você, tem alguma dica para descer a serra?
Por Pietra Alcântara
[…] Leia também: 6 passos para descer a serra em segurança […]
[…] Leia também: 6 passos para descer a serra em segurança […]
Concordo com vcs e acho que deveriam ter mais áreas de escape e não deveria ter árvores na beira das estradas.
Aliado a essas dicas, Favor utilizar, OBRIGATORIAMENTE nos motorhomes e campers, liquido de freio de DOT 5.1. Tem doido que transformou os veiculos, colocando peso e usando o DOT 4 ainda.