Atualização: Devido ao surto de coronavírus no Brasil, a obrigatoriedade do Ciot foi suspensa até 31 de julho. Saiba mais no link.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adiou a data para a obrigatoriedade de emissão do Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot). De acordo com a Resolução 5.862, as Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) têm agora até dia 15 de abril para adequar seus sistemas.
Leia também: 4 cuidados para caminhoneiros sobre coronavírus
O prazo para adequação, que antes era cerca de três meses, foi criticado por diversas entidades. Várias empresas solicitaram a prorrogação da exigência do Ciot por 240 dias contatos a partir de 17 de janeiro deste ano. Até o momento, o adiamento só foi concedido para dois sindicatos do Rio Grande do Norte.
Por Pietra Alcântara
Pedro trucão estou indignado com esta tabela de frete por quê não resolve isso acaba com essa tabela e a carga volta para pista para todo mundo carregar eu agronegócio é que tá por trás disso com a n t t ela está em parceria com agronegócio e as cooperativas e contra autônomo isso é jogo político empresarial dá transportadora
[…] A resolução também suspende, até o dia 31 de julho, a exigência do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV) para circulação de caminhoneiros autônomos ou por empresas do ramo de logística; além de dispensar a emissão do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), cuja a obrigatoriedade havia sido regulamentada há pouco tempo e adiada para abril. […]