Sabe aquele barulhão saída de escapamento adulterada que estala os ouvidos? Se o Projeto de Lei 4250/20 for aprovado, a punição para quem conduz um veículo com essa alteração irregular vai aumentar.
Confira também: 5 modificações ilegais para caminhões
Leia também: Denatran quer prorrogar vencimento do processo de habilitação
O texto, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, considera a adulteração proposital na descarga ou no silenciador de motor infração gravíssima, a ser punida com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), retenção do veículo e multa de R$ 293,47, aplicada em dobro em caso de reincidência.
Atualmente, o CTB considera a infração grave, punida com cinco pontos na carteira. Mas também sujeita o infrator a multa e prevê a apreensão do veículo.
Autora do projeto, a deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR) argumenta que “uma prática corriqueira e que vem incomodando a população em geral, seja nos grandes centros ou nas cidades do interior, é o barulho ensurdecedor dos escapamentos adulterados, seja em motos ou carros”.
Segundo ela, a punição atual não é suficiente para coibir as infrações. “Visto que os limites atuais da legislação não são suficientes, faz-se necessário o aumento da penalidade e das consequências da reincidência”, defende a deputada.
Adaptado de Agência Câmara
E DEPUTADA O AUTO SALARIO DE VOCES TAMBEM SER TORNA UMA INFRAÇÃO CORRIQUEIRA. GANHA MUITO E NAO FAZ NADA. VOCE DEP. JA IMAGINOU GANHA 2. MIL POR MES.
SENHORES O BRASIL NO MEIO DE UMA CRISE DE SAÚDE E O SENHORES PENSANDO EM COISAS SIMPLES SÓ PRA FERRAR TRANSPORTADORES E MOTORISTAS,OS MESMOS QUE COLOCARAM ALIMENTOS EM SUAS MESAS. PARABÉNS VOCEIS NÃO TEM NADA CRIATIVO PRA AJUDAR O POVO,SÓ PENSANDO NO SEUS PRÓPRIOS BOLSOS .
Ferrar como?
É só não instalar o escapamento adulterado e não andar feito maluco no transito que tudo dá certo.
Ferrado tá o meu ouvido de tanto ouvir esses caras rodando a meia noite.
Parabéns para a deputada que entendeu o que as pessoas sofrem com o barulhão que principalmente os muriçoqueiros fazem. O problema é que os órgãos fiscalizadores não sabem que existe esta lei da poluição sonora veicular que proíbe também o uso de buzinas á ar nas cidades. Se houver fiscalização será um alívio para a população, principalmente para quem reside em avenidas.
Muito bom .eu sou afavor.sou motorista de caminhao.mas nao gosto de zuada.porque isso mim enrita escape barulhento.tem que punir.