A Mercedes-Benz lançou nesta quarta-feira, 18, o chassi de ônibus OF 1621, pensado para o setor de fretamento, o único dentro da categoria ônibus que cresceu durante a pandemia.
Leia também: Hino e Traton fazem parceria para produzir veículos elétricos
Segundo a montadora, houve um aumento de 24% de ônibus destinados ao fretamento no mercado total, entre 2019 e 2020. Pensando nessa demanda, o novo modelo OF 1621 é lançado pela marca.
Com capacidade para até 48 passageiros, o veículo possui chassi do tipo plug and play, ou seja já vem pronto para encarroçamento. Com balanço dianteiro mais curto, veículo apresenta maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo dentro dos bairros da cidade.
Novo OF 1621
No início da pandemia, ainda em março deste ano, havia preferencia das empresas por ônibus com janela, de modo a permitir que o ar circule dentro do veículo. Pensando nisso, o OF 1621 possui ar condicionado e um sistema com ventoinhas que permitem que o ar circule e garante a segurança dos passageiros.
Desenvolvido especialmente para o fretamento de transporte de funcionários para empresas e indústrias, o chassi possui peso bruto total (PTB) de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cv.
O chassi pode receber carroceria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros mais DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O modelo também possui balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixo de 5.950 mm. Com isso, é possível acomodar equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado.
O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, com potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, solução ideal para fretamento.
A esse propulsor junta-se o câmbio G-85 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade.
Por que investir no mercado de fretamento?
De acordo com Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a pandemia afetou todos os segmentos de ônibus, mas o de fretamento foi o menos prejudicado.
Isso se deu por conta do fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus para reduzir o número de pessoas por veículo e garantir o distanciamento entre os funcionários.
Outros setores, como o de celulose, por exemplo, alcançaram crescimento durante a pandemia, demandando assim novos contratos com empresas de fretamento.
Para 2020, a Mercedes-Benz projeta que o segmento de fretamento deva responder por 11% de um total de 13.500 ônibus emplacados no mercado brasileiro, seguindo expectativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Adaptado de Mercedes-Benz