A Mercedes-Benz lançou nesta quarta-feira, 18, o chassi de ônibus OF 1621, pensado para o setor de fretamento, o único dentro da categoria ônibus que cresceu durante a pandemia.
Leia também: Hino e Traton fazem parceria para produzir veículos elétricos
![of 1621](https://penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2020/11/OF_1621_destaque-1024x576.jpg)
Segundo a montadora, houve um aumento de 24% de ônibus destinados ao fretamento no mercado total, entre 2019 e 2020. Pensando nessa demanda, o novo modelo OF 1621 é lançado pela marca.
Com capacidade para até 48 passageiros, o veículo possui chassi do tipo plug and play, ou seja já vem pronto para encarroçamento. Com balanço dianteiro mais curto, veículo apresenta maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo dentro dos bairros da cidade.
Novo OF 1621
![of 1621](https://penaestrada.com.br/wp-content/uploads/2020/11/OF_1621_chassi-1024x576.jpg)
No início da pandemia, ainda em março deste ano, havia preferencia das empresas por ônibus com janela, de modo a permitir que o ar circule dentro do veículo. Pensando nisso, o OF 1621 possui ar condicionado e um sistema com ventoinhas que permitem que o ar circule e garante a segurança dos passageiros.
Desenvolvido especialmente para o fretamento de transporte de funcionários para empresas e indústrias, o chassi possui peso bruto total (PTB) de 16,5 toneladas e motor OM 924 LA de 208 cv.
O chassi pode receber carroceria de até 12,55 metros de comprimento, permitindo a montagem de até 48 assentos para passageiros mais DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O modelo também possui balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixo de 5.950 mm. Com isso, é possível acomodar equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado.
O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, com potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, solução ideal para fretamento.
A esse propulsor junta-se o câmbio G-85 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade.
Por que investir no mercado de fretamento?
De acordo com Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a pandemia afetou todos os segmentos de ônibus, mas o de fretamento foi o menos prejudicado.
Isso se deu por conta do fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à covid-19, tiveram que aumentar o número de ônibus para reduzir o número de pessoas por veículo e garantir o distanciamento entre os funcionários.
Outros setores, como o de celulose, por exemplo, alcançaram crescimento durante a pandemia, demandando assim novos contratos com empresas de fretamento.
Para 2020, a Mercedes-Benz projeta que o segmento de fretamento deva responder por 11% de um total de 13.500 ônibus emplacados no mercado brasileiro, seguindo expectativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Adaptado de Mercedes-Benz