sexta-feira, novembro 22, 2024
Array

Rodízio segue valendo para veículos pesados na cidade de São Paulo

Rodízio segue valendo para veículos pesados na cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informou na semana passada que o Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso durante as festas de fim de ano. No entanto, a medida serve apenas para automóveis. Veículos pesados, como ônibus e caminhões, devem continuar seguindo o rodízio normalmente na cidade de São Paulo.

Para automóveis

Para os automóveis, também chamados veículos de passeio, a suspensão do rodízio começou ontem, 20 de dezembro, e se estende até 14 de janeiro de 2022. Ou seja, no dia 17 de janeiro o rodízio volta a ter validade na cidade.

Para veículos pesados

Vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições, como Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) na cidade de São Paulo.

Desobedecer a medida é uma infração média. Sendo assim, o condutor ou dono do veículo pode levar 4 pontos na CNH e uma multa de R$ 130,16.

Zonas e placas

Lembrando que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, de acordo com a placa e o dia da semana conforme o esquema abaixo:

Segunda-feira: não podem rodar placas com final 1 e 2

Terça-feira: não podem rodar placas com final 3 e 4

Quarta-feira: não podem rodar placas com final 5 e 6

Quinta-feira: não podem rodar placas com final 7 e 8

Sexta-feira: não podem rodar placas com final 9 e 0

Por fim, para outras dúvidas sobre o rodízio ou outros assuntos, entre em contato com a prefeitura da cidade de São Paulo pelo telefone 156.

 

Por Paula Toco com informações da CET e da Prefeitura de São Paulo

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados