A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informou na semana passada que o Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso durante as festas de fim de ano. No entanto, a medida serve apenas para automóveis. Veículos pesados, como ônibus e caminhões, devem continuar seguindo o rodízio normalmente na cidade de São Paulo.
Para automóveis
Para os automóveis, também chamados veículos de passeio, a suspensão do rodízio começou ontem, 20 de dezembro, e se estende até 14 de janeiro de 2022. Ou seja, no dia 17 de janeiro o rodízio volta a ter validade na cidade.
Para veículos pesados
Vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições, como Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) na cidade de São Paulo.
Desobedecer a medida é uma infração média. Sendo assim, o condutor ou dono do veículo pode levar 4 pontos na CNH e uma multa de R$ 130,16.
Zonas e placas
Lembrando que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, de acordo com a placa e o dia da semana conforme o esquema abaixo:
Segunda-feira: não podem rodar placas com final 1 e 2
Terça-feira: não podem rodar placas com final 3 e 4
Quarta-feira: não podem rodar placas com final 5 e 6
Quinta-feira: não podem rodar placas com final 7 e 8
Sexta-feira: não podem rodar placas com final 9 e 0
Por fim, para outras dúvidas sobre o rodízio ou outros assuntos, entre em contato com a prefeitura da cidade de São Paulo pelo telefone 156.
Por Paula Toco com informações da CET e da Prefeitura de São Paulo
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.