O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) autorizou, desde 17 de maio, o uso de semirreboques com eixo elétrico para veículos e carga. A Resolução ainda não tem número e surgiu de uma minuta ou seja, uma normativa criada pelo grupo de estudo. A minuta ficou em consulta aberta de março a abril pela plataforma virtual Participa+Brasil.
A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária com representantes do MInfra (Ministério da Intraestrutura) e tem como base os benefícios conferidos pelo uso desse sistema do semirreboque elétrico, tais como:
- Segurança e eficiência em terrenos íngremes, pois a roda elétrica que fica no implemento ajuda a impulsionar o cavalo mecânico na subida. Isso também auxilia na economia de combustível;
- Redução do consumo de energia durante as frenagens e ladeiras, pois a roda elétrica carrega nas descidas;
- Menos emissão de gases na atmosfera.
- Auxilio na tração do conjunto sem substituir o sistema de tração principal do caminhão.
Além do semirreboque elétrico, o Contran aprovou, na mesma reunião, a adesão do Brasil ao grupo de trabalho que administra acordos relativos às prescrições técnicas para a construção e homologação de veículos de rodas. Esse grupo faz parte do Fórum Mundial para Harmonização dos Regulamentos Técnicos Veiculares (WP.29) da Organização das Nações Unidas. Com isso, o nosso país será o primeiro da América Latina a participar do Fórum.
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Por Jacqueline Maria da Silva com informações da MInfra