O trecho norte do Rodoanel, cujo leilão de concessão pelo Governo de SP à iniciativa privada foi realizado no dia 14 de março, terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calculam a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, o motorista não precisa parar nas praças de pedágio, reduzindo o tempo de viagem.
A inserção do Free Flow no trecho Norte do Rodoanel
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da tecnologia para a melhora no tráfego da rodovia e afirmou que o objetivo é implantar o sistema nas demais rodovias concedidas.
“É algo que vamos implantar em todo o estado; vamos aposentar todas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo. Com o sistema, o motorista passa a pagar uma tarifa mais justa pelo o que realmente utiliza da rodovia, e de forma mais simples e ágil”, afirmou Tarcísio.
Como já explicamos aqui no Pé Na Estrada, o sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.
As informações são complementadas pelas antenas de identificação e câmeras de monitoramento e enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs – dispositivos acoplados no para-brisa dos veículos – farão o pagamento automático. Já os usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.
A atual administração do Rodoanel Norte
As obras do trecho norte do Rodoanel são administradas atualmente pela Via Appia, que é um Fundo de Investimentos e Participação, ou seja, um aglomerado de recursos destinado para aplicação em companhias que estão em desenvolvimento. Com a vitória no leilão, a Via Appia deverá investir R$ 2 bilhões para término das obras e mais R$ 323,4 milhões para implantação de projetos auxiliares.
Ao longo da concessão, de 31 anos, a empresa também terá que investir R$ 1,8 bilhões para manutenção do trecho, que será supervisionado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).
Quando concluído e entregue, o trecho norte terá 44 quilômetros de extensão ligando parte da zona norte da capital paulista até Arujá e Guarulhos. Com a liberação total da via, é esperado uma redução no tráfego de caminhões na cidade de São Paulo. Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel passa a contar com 175 quilômetros de extensão.
Será que as obras serão enfim concluídas?
Depois de cinco anos paralisadas, de suspeitas e denúncias e de mais de R$ 6 bilhões gastos, finalmente as obras do Rodoanel Norte, em São Paulo, estão perto de serem retomadas. Será que agora vai? Caminhoneiros desconfiam, mas aguardam esperançosos a conclusão desse trecho tão importante para o transporte de cargas. Acompanhe a reportagem do repórter Jaime Alves e saiba os detalhes dessa nova concessão e a previsão de entrega.
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Por Daniel Santana com informações do Governo do Estado de São Paulo