A Mercedes-Benz revelou durante a Agrishow 2023, o desenvolvimento de um protótipo do Arocs 4851, voltado para o agronegócio. O caminhão é um projeto em parceria com a Grunner com quem a montadora já possui um portfólio de veículos voltados para aplicação na agricultura.
Protótipo de Arocs desenvolvido para o agronegócio
No estande da Grunner na Agrishow, além de alguns modelos do seu atual portfólio com a plataforma do Axor para o segmento canavieiro, a empresa apresentou o protótipo de uma robusta solução para o setor, expandindo sua atuação no mercado do agronegócio.
Trata-se de uma nova versão do ADS (distribuição de sólidos) que utiliza como base o Mercedes-Benz Arocs. Até o fim do evento, um conceito do protótipo na versão Arocs 4851 10×4 ficará exposto para os visitantes.
De acordo com a montadora alemã, o veículo chegará ao mercado unindo rusticidade, resistência, alta capacidade de carga, eficiência operacional, velocidade, sendo a única no mercado com o poder de transportar 30 toneladas.
O novo ADS é utilizado na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona seu uso mesmo em dias com ventos fortes, garantindo assim a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais empregados.
O desenvolvimento da nova máquina agrícola envolveu dois anos de incursões realizadas pela Grunner na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo.
“Nos propomos a entender o mercado, apresentando o projeto para nossos clientes, que nos auxiliaram a desenhar essa aplicação em cima do ADS, que é uma Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo. Estamos falando de um equipamento com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado”, explica Denis Arroyo, CEO da Grunner.
O desempenho do Axor com direção autônoma no mercado
A Mercedes-Benz também destacou na Agrishow 2023 o desempenho desses veículos, sobretudo do Axor 3131 autônomo, que já está em operação como ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos).
“Com satisfação e orgulho, constatamos o sucesso do nosso Axor como base para as máquinas inteligentes autônomas da Grunner na colheita da cana-de-açúcar. Ainda em 2023, iremos superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo a Mercedes, o Axor 3131 com direção autônoma que opera juntamente com as colhedoras no campo, vem obtendo bons números no estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, e em outros estados.
Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, o 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. , o modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana.
“Em comparação com os tratores, o uso do Axor 3131 com direção autônoma na colheita de cana assegura 40% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no consumo de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção. Além disso, o Axor 3131 tem uma velocidade de deslocamento 50% maior.” Aponta Roberto Leoncini.
Axor autônomo apresenta baixo custo operacional
O veículo atua com extrema precisão de direção, lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, lançando a cana picada diretamente na carroçaria.
A velocidade média dos veículos gira em torno de 2 km/h na área da colheita. Quando termina o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para fazer o transbordo aos treminhões dentro da fazenda, ou seja, o descarregamento da carga nas carretas de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana para as usinas de açúcar e etanol.
As empresas ainda destacam a resistência do veículo, o baixo custo operacional e conforto para o operador, que monitora, a todo momento, a operação de dentro da cabina e assume o comando após o carregamento, a fim de realizar o transbordo. “O campo sempre nos pede novas soluções para melhorar sua eficiência e produtividade e viemos novamente à Agrishow para apresentar mais uma inovação juntamente com a Grunner”, ressalta Leoncini.
Por Daniel Santana com informações da Assessoria Mercedes-Benz