A Hyundai e a Iveco anunciaram um acordo para fornecer um veículo comercial leve totalmente elétrico com a marca italiana à Europa. O novo modelo irá integrar a linha de veículos comerciais leves elétricos da Iveco, mas usa a plataforma da marca coreana.
Quais os planos dessa parceria para o transporte?
A parceria foi anunciada em março de 2022, e, desde então, tem gerado resultados concretos relacionados a veículos comerciais movidos a hidrogênio. Alguns deles são o desenvolvimento conjunto do eDaily FCEV e o lançamento do ônibus urbano E-WAY FCEV.
O novo acordo não significa apenas a extensão da parceria para abranger uma gama mais ampla de linhas ecológicas, como reforça o compromisso partilhado por ambas as empresas em acelerar a transição para a mobilidade e os transportes neutros em carbono.
O veículo com a marca Iveco será o primeiro de exportação a usar a plataforma global de elétricos da Hyundai, uma estrutura feita exclusivamente com peso bruto entre 2,5 e 3,5 toneladas. O piso baixo garante mais possibilidades de uso para carregamento e transporte de carga.
No âmbito da parceria, a Hyundai deve fabricar e fornecer o chassi-cabine. Já a Iveco vai personalizar e distribuir localmente os veículos completos, de maneira exclusiva pelos seus canais de vendas.
O novo produto do Iveco Group, baseado na plataforma eLCV global da Hyundai, será lançado este ano no IAA Transportation 2024, realizado de 16 a 22 de setembro de 2024, em Hanover, na Alemanha.
O presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group, Luca Sra, disse que a introdução deste novo veículo totalmente elétrico é um estímulo especialmente importante para o mercado europeu, onde a distribuição e a entrega em áreas urbanas e suburbanas são missões cruciais para os operadores logísticos.
Veja também: Revalidação do RNTRC e a nova Daily Hi-Matic
Por Rodrigo Samy com informações da Hyundai e Iveco
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.