Caminhoneiros de São Paulo já podem dar baixa no MDF-e. Pois é, todo o motorista que entrega uma mercadoria deve se atentar a baixa do Manifesto Eletrônico de Documento Fiscais, principalmente se for voltar vazio e com eixos erguidos ao local de origem e não precisar pagar pedágio a mais.
Acontece que, em muitas ocasiões, o caminhoneiro faz a entrega e depois fica à mercê da empresa que recebeu de efetuar a baixa no documento. Com isso, ele não consegue voltar ao destino sem que haja cobrança nas praças mesmo do eixo elevado.
A Lei do Eixo Suspenso, amparada pela Lei Federal 13.103/2015, estabelece que veículos de transporte de cargas que circularem com um ou mais eixos suspensos e não estiverem carregados podem ser considerados vazios e, portanto, isentos da cobrança de pedágio para esses eixos suspensos.
Porém, se o veículo estiver carregado, a cobrança de pedágio será aplicada com base no número total de eixos do veículo, independentemente de estarem tocando o solo ou não. Hoje, a verificação é feita pela placa do veículo, por meio do uso das câmeras localizadas nas praças de pedágio, e integrada à plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, que identifica se há um MDF-e aberto. Se houver um MDF-e aberto, isso indicaria que o veículo está carregado, e a cobrança acaba sendo realizada.
Ou seja, com isso, em muitos casos, o caminhoneiro acaba sendo obrigado a esperar a decisão da empresa recebedora para então retornar sem ter de pagar a tarifa excessiva e sem necessidade.
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Em São Paulo, caminhoneiro pode dá baixa no MDF-e
A baixa no MDF-e é um procedimento obrigatório que comunica aos órgãos fiscalizadores, como a SEFAZ, que a operação de transporte foi concluída. O encerramento do MDF-e é essencial para liberar a emissão de novos documentos fiscais de transporte de cargas.
Se o MDF-e não for encerrado, a operação permanece no status pendente, como se a rota ainda estivesse sendo realizada, o que pode impedir a geração de um novo MDF-e. Portanto, o encerramento do MDF-e é tão importante quanto a sua emissão, garantindo a regularidade fiscal e a continuidade das operações de transporte.
A partir de agora, em São Paulo, o proprietário do veículo já pode fazer o encerramento ele mesmo. Isso será feito por meio da plataforma gov.br ou certificado digital. Antes, apenas a empresa emitente do MDF-e é que poderia realizar o encerramento.
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Como funciona o sistema de cobrança nas cancelas
As concessionárias das rodovias enviam os dados da passagem de um veículo ao Operador Nacional dos Estados para a geração dos registros de passagens automáticos. Em seguida, elas recebem informações acerca da existência dos MDF-e não encerrados no momento da consulta efetuada a partir da placa do veículo e a carga informada na passagem. Essa informação indica para a concessionária de rodovia que o veículo possui carga ou não e se está realizando serviço de transporte.
A verificação também usa a placa do veículo e câmeras localizadas nas praças de pedágio. Tudo é integrado à plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, que identifica se o MDF-e está aberto ou não. Se houver um MDF-e aberto, indica que o veículo está carregado, e a cobrança acaba sendo realizada.
Veja como emitir o MDF-e
Vale dizer que a emissão gratuita do Manifesto Eletrônico pela Sefaz foi descontinuada desde outubro de 2018. Com isso, para emitir o Manifesto de carga, é preciso contratar um sistema emissor de MDFe para ter o documento fiscal. Para tanto, a transportadora ou o caminhoneiro precisam seguir os seguintes passos:
- Solicitar credenciamento na Sefaz;
- Obter certificado digital;
- Ter um sistema emissor de Manifesto;
- Ter acesso à internet;
- Configurar a própria empresa no sistema;
- Preencher os dados no documento e
- Emitir DAMDFe para apresentar nos postos fiscais.
Como caminhoneiro de SP pode fazer baixa do MDF-e
Para dar baixa no MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) em São Paulo, o caminhoneiro deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o sistema emissor de MDF-e que você utiliza.
- Localizar o documento fiscal emitido.
- Selecione o MDF-e e procurar a opção “encerrar”.
- Confirmar o encerramento do MDF-e.
É importante lembrar que o encerramento do MDF-e deve ser feito após a conclusão da operação de transporte, e é necessário para informar ao fisco que a viagem foi finalizada.
Segundo o professor e doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Roberto Biava Júnior, o MDF-e nasceu para consolidar todos os documentos em um único, uma vez que a maioria era de papel. “Dentro dele, por exemplo, é possível conseguir enxergar todas as notas fiscais, uma vez que um caminhão pode ter mais de uma mercadoria a ser entregue. Outras informações são relacionadas ao veículo utilizado e o percurso que vai ser feito e assim por diante”, esclarece.
Ou seja, é possível dizer que o MDF-e facilitou um bocado a vida do caminhoneiro. O que não está ajudando são as empresas que demoram para dar baixa no documento. Agora, a possibilidade de o motorista também acessar o sistema para finalizar o documento, em São Paulo, passa a ser uma saída.
Por Rodrigo Samy, com colaboração de Paula Toco
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.
Bom dia
Muito boa matéria, parabéns Rodrigo , Paula e toda sua equipe
Obrigado pelo prestígio. Continue nos acompanhando e compartilhando seus conhecimentos
Boa noite
Muito boa a matéria, so precisava informar o link para baixar esse app para encerrar o MDFE, ou um site para fazer essa operação.
Oi Danilo, obrigado pelo prestígio, você tem razão.
Vou deixar aqui um link com um PDF sobre o MDF-e, tutorial bem completo.
Mas vale dizer que é necessário sempre ter uma ferramenta para fazer o lançamento e para baixar.
Veja aqui. Obrigado,
Precisamos de mais pessoas assim que se preocupe com nosso caminhoneiros porque eles são muito importantes no progresso do nosso brasil.vcs fazem agente acredita brasil ainda tem jeito.muito obrigado
Obrigado, Edson.
Ótima matéria. Você consegue explicar ou enviar o link para poder ver como faz fiquei de um dia para o outro em santos para esperar a transportadora da baixa e isso perdi tempo
Boa tarde. Qual é a fonte dessa notícia? De onde tirou essa informação? Algum ajuste SINIEF?
Oi Pedro, para elaborar essa reportagem, conversamos com o Sefaz de São Paulo.
Mas aguarde, continue nos acompanhado, pois estamos elaborando uma mais completa ainda para o programa de TV.
Um abraço
Que ótimo, isso vai facilitar a entrega de cada motorista, isso é muito bom para tds nós, não vamos mais ficar dependendo das empresas.
O link para dar baixa no MDF não dá a possibilidade.
Por favor, enviar um link válido.
Luiz, o link indicado não é o da ferramenta. Para dar baixa é necessário ter uma ferramenta para gerar ou para encerrar o documento. Colocamos na matéria da seguinte forma: A partir de agora, em São Paulo, o proprietário do veículo já pode fazer o encerramento ele mesmo. Isso será feito por meio da plataforma gov.br ou certificado digital. Antes, apenas a empresa emitente do MDF-e é que poderia realizar o encerramento”.
Em outro trecho, explicamos assim:
“Para emitir o Manifesto de carga, é preciso contratar um sistema emissor de MDFe para ter o documento fiscal”.
Qualquer outra dúvida, estamos por aqui. Muito obrigado
Nao consegui achar o caminho para fazer o cancelamento pelo Gov.br, poderiam por gentileza nos informar