A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) afirma que houve quedas nas vendas e produção de caminhões em março de 2024, além das exportações. Mesmo com os números em baixa no mês, a Associação apontou uma evolução no primeiro trimestre do ano em relação à produção de caminhões na comparação com 2023.
Confira os números do mês de março:
Produção, Vendas e Exportação em março de 2024
- Balanço março/23 x março/24
Entre março de 2023 e 2024, foram apontadas quedas nos números da fabricação de caminhões no país, com a produção de 11,2 mil veículos, totalizando baixa de mais de 8% na comparação com o período em 2023.
Em relação às comercializações, 9,9 mil caminhões foram vendidos em março, fechando em baixa de 1,6% na análise com os registros de março de 2023, onde 10,1 mil caminhões foram emplacados.
Por fim, nas exportações de veículos o mês registrou queda no envio de veículos ao exterior. Mais de 32 mil unidades foram exportadas em março, redução de 28% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando o país exportou 45,4 mil veículos.
- Acumulado do ano – janeiro a março de 2024
No acumulado do ano, que registra a soma dos meses de janeiro e março, houve crescimento de 19,7% na produção de caminhões na comparação com o primeiro trimestre de 2023. Ao todo, 29,3 mil veículos foram fabricados nesses primeiros três meses de 2024.
Nas vendas de caminhões, a Anfavea registrou a comercialização de 26,5 mil caminhões nos trimestre, totalizando baixa de 7,5% na comparação com os números de 2023, onde 28,6 mil unidades haviam sido comercializadas.
Por fim, nas exportações, o acumulado do ano aponta mais de 82 mil veículos enviados para fora do país, registrando queda de 28% em relação à soma do ano passado, quando as exportações haviam atingido a marca de 114,2 mil envios ao exterior no primeiro trimestre do ano.
O que diz a Anfavea sobre os números?
A Anfavea afirmou que a queda nas vendas se justifica a março deste ano com o do ano passado, devido ao mês ter três dias úteis a menos do que em 2023. Já a produção de caminhões em março foi a mais alta em 12 meses, e a acumulada no trimestre já supera em 20% a do mesmo período do ano passado.
A Associação ainda destaca que “aos poucos”, o setor se aproxima de seu patamar normal de mercado, após um período de adaptação provocado pelo Proconve P8, com as modernizações do Euro 6 nos caminhões novos.
Em relação às quedas nas exportações, a Anfavea destaca que todos os principais mercados de destino estão em retração, menos o México.
Por Daniel Santana com informações da Anfavea