A Via Araucária, concessionária regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou o balanço dos quatro primeiros meses de operação no Lote 1 das Rodovias do Paraná. O relatório contém dados sobre as obras e os atendimentos realizados na concessão desde o início da operação, em 28 de fevereiro de 2024.
O trecho, leiloado em 25 de agosto de 2023, abrange uma extensão de 473,01 km, compreendendo vias importantes e bastante estratégicas no estado, como as BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Confira o acumulado do ano
O acumulado de 2024 até a primeira semana de junho apresentou dados como restauração de 342,9 quilômetros de vias, implantação de equipamentos de proteção e segurança em mais de 15 quilômetros, pintura de sinalização horizontal em mais de 49 quilômetros, limpeza de drenagem em mais de 47 quilômetros e a remoção de 128 toneladas de resíduos das pistas, entre outros.
O balanço de atendimentos para o mesmo período incluiu mais de 4 mil socorros mecânicos, 780 socorros médicos, 515 ocorrências com animais e 98 incêndios.
Outra informação apresentada é o registro da passagem de quase 365 mil veículos pela concessão durante o feriado de Corpus Christi.
Intervenções e obras
A concessionária está trabalhando nas operações de construção e melhorias nas rodovias com pretensão de entregar os trabalhos iniciais antes do prazo previsto e a ANTT está acompanhando para uma melhor desempenho da Via Araucária.
Dentro do plano de intervenções e obras, diversas ações foram realizadas nos primeiros meses de concessão, incluindo a estabilização de taludes, restauração do pavimento, pintura e limpeza de sinalizações, entre outros. Houve, também, um grande esforço para garantir a segurança viária e a qualidade das estradas, como aconteceu nas obras na Serra de São Luis do Purunã.
Compromisso com a sustentabilidade
Além dos avanços operacionais, a concessionária se compromete a promover e incentivar sempre iniciativas sustentáveis, como o projeto de plantio na faixa de domínio, visando, principalmente, reduzir as emissões de carbono, além de promover o desenvolvimento social por meio de parcerias com agricultores familiares.
Por Thaís Corrêa, com informações da ANTT
Filha de caminhoneiro, recém-formada em jornalismo, resolveu usar a comunicação para manter a classe bem informada e, com isso, formar novas gerações de motoristas profissionais cada vez melhores para o futuro do país.