A Lume Robotics, empresa de mobilidade autônoma, e a Suzano, produtora de celulose, se juntaram para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina.
A iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 3 milhões para o desenvolvimento e implementação do veículo, que será testado em um dos terminais portuário.
Cadê o caminhoneiro? Veja o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine
O projeto, ainda em desenvolvimento, visa aplicar conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica.
A mobilidade autônoma será integrada com software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana.
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Essa tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito.
A solução será implementada e validada em uma operação real em um terminal portuário da Suzano. A expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia em uma operação contínua e ininterrupta.
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A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos, busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, Gerente de Excelência Operacional na Suzano.
Como os veículos autônomos começaram no Brasil?
O primeiro carro autônomo desenvolvido no Brasil foi o CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma), criado em 2009 por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.
O CaRINA foi projetado para navegar de forma autônoma em ambientes urbanos, utilizando uma combinação de sensores, câmeras e software de inteligência artificial. Este projeto pioneiro marcou o início da pesquisa sobre veículos autônomos no país e contribuiu para o avanço das tecnologias de condução autônoma no Brasil.
Por Rodrigo Samy
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.