O Pé na Estrada vem falando com frequência sobre o crescimento do mercado de picapes. Elas estão cada vez mais oferecendo o conforto de um carro de luxo, mas sem deixar de lado a vontade de trabalhar.
Hyundai prepara picape para mercado americano
Agora, se a ideia é falar de robustez e do futuro, porque então não falar do Cybertruck, modelo que se tornou referência entre as picapes elétricas.
A escola Elon Musk começa a puxar outra fila formada pela picapes resistentes, aguerridas e elétricas. É muita coisa em uma prateleira só, não é mesmo?
Seguindo essa linha, muitos fabricantes começaram a se influenciar pelos aspectos da picape 100% elétrica. Um exemplo está na possível amostragem de como ficaria uma picape elaborada na base do Creta.
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Hyundai leva Tesla para Seul
Segundo fontes da própria Hyundai, um Cybertruck Tesla foi dissecado na sede da empresa na Coreia do Sul.
Outra informação especulada é de que a primeira picape elétrica full size da Hyundai terá um sistema elétrico de 800 volts, o mesmo do Hyundai Ioniq 5.
Vale dizer que Kia e Hyundai, com sua marca alemã, controlam mais de 10% do mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos, superando as demais empresas de automóveis, exceto a Tesla.
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No entanto, os coreanos estão conscientes de que precisam de uma utilitária de sucesso para complementar a gama nos Estados Unidos.
O Hyundai Santa Cruz, por exemplo, ficou entre os 12 modelos mais vendidos nos EUA com 36.000 unidades.
Como será a picape da Hyundai?
Por esta razão, Kia está acelerando agora o desenvolvimento da Tasman, uma caminhonete média com carroceria que rivaliza com a Ford Ranger, e espera que este modelo tenha uma variante com a insígnia da Hyundai, com um design que pode ser diferente.
No entanto, a Hyundai anunciou algo ainda maior: uma picape elétrica em tamanho real para competir com o Tesla Cybertruck e com a Ford F-150 Lightning.
Os coreanos querem que a picape ofereça mais de 500 km de autonomia e que tenha uma capacidade para levar 4 toneladas, o que não é possível com a tecnologia atual.
A empresa também foi atraída por uma série de fabricantes de extensor de autonomia no Salão do Automóvel de Pequim.
Isso explica por que a Hyundai também está considerando uma configuração de extensor de autonomia semelhante ao da RAM 1500 Ramcharger, que mantém uma autonomia combinada (bateria mais combustível) de 1.110 km.
Por Rodrigo Samy, com informações de agências de notícias
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.