As utilitárias ajudam bastante o agronegócio, não à toa as picapes tiveram grande destaque na Agrishow 2024 e encheram os estandes.
Marcas como a Nissan, Ford, Mitsubishi, Ram e Fiat, do grupo Stellantis, prepararam grandes pistas para testes e marcaram otimismo na comercialização de unidades.
Vale lembrar que as picapes são muito utilizadas para carregar pequenas cargas e rebocar pequenos implementos. O Pé na Estrada, por exemplo, fez recentemente uma reportagem sobre Como fazer o transporte de cargas correto em picapes?
A seguir veja os principais destaque em picapes da Agrishow 2024
Nissan – Frontier
A marca japonesa, Nissan, trouxe sua utilitária Frontier como destaque da única picape do mercado com 6 anos de garantia. A picape, que tem capacidade de carga de 1.043 kg, está disponível nas versões Platinum e PRO4X. Na feira, a Nissan expôs a caminhonete para test-drive com obstáculos (inclinações, torção lateral, entre outras adversidades).
Ram – Rampage Laramie Night Edition
A marca das grandes caminhonetes, Ram, apresentou a Rampage Laramie Night Edition. A versão caracteriza-se pelos detalhes em preto brilhante e na cor da carroceria no lugar das peças cromadas típicas da versão Laramie.
Essa versão é movida exclusivamente pelo moderno motor 2.0L Hurricane 4 Turbo Gasolina de quatro cilindros que gera 272 cv de potência e 400 Nm de torque acoplado a uma transmissão automática de 9 velocidades. A Ram, que diz ter o agro como foco, aposta no público mais jovem do que geralmente atinge, por apresentar esse modelo com uma “pegada” mais esportiva.
Ford – Nova Ranger
A Ford levou para Ribeirão Preto (SP) a Nova Ranger, a F-150, a Ranger Raptor e a Maverick FX4. Os visitantes ainda puderam dirigir a F-150 e a Ranger numa pista de test-drive montada pela marca, a mais radical da feira, incluindo uma rampa “king” de mais de 8 metros de altura.
Fiat – Titano
A Fiat trouxe como destaque a picape Titano, com maior caçamba da categoria, e tração 4×4. O modelo que vem com rodas 18″, carregador wireless, engate de reboque (3,5 toneladas), entre outros acessórios que faz parte do Show-car, simbolizando a parceria com a New Holland.
A parceria inédita com a empresa de máquinas e soluções agrícolas esteve presente na Agrishow e continuará em outras feiras agrícolas.
Outra novidade da Fiat apresentada na feira foi o Plano Fazendeiro. Ele oferece um planejamento de pagamento personalizado, permitindo que o produtor ajuste seus compromissos financeiros de acordo com a dinâmica do seu negócio.
Como cada safra tem sua própria agenda, o momento da colheita é crucial para os produtores rurais, marcando o período em que podem liquidar investimentos e efetuar novas aquisições.
Defender na categoria SUV
A Defender da Land Rover foi para representar a categoria de SUV (Veículos Utilitários Esportivos em português). O veículo derivado da caminhonete está disponível em três versões: 90, 110 e 130, tendo como destaque a versão 110 Híbrida, lançada no final de 2023.
O Defender mostra o requinte com uma geladeira interna, mas não deixa de lado a capacidade off-road com o sensor de profundidade de 900 mm de travessia.
Caterpillar também trouxe novidade para o agro
Saindo um pouco das utilitárias, o Pé na Estrada visitou também a Caterpillar que trouxe novidades em máquinas que ajudam o trabalho do agro. A marca, que completa 70 anos de Brasil este ano, trouxe as carregadeiras de rodas pequenas, com os modelos Cat® 924 e 938. No quesito segurança, a Caterpillar apresentou um sistema que interrompe o funcionamento das máquinas automaticamente, quando o operador sai do comando.
Além das carregadeiras, a Caterpillar ainda apresenta modelos da marca SEM, com as carregadeiras de rodas SEM618D, SEM636D e SEM656D, e a motoniveladora SEM919. A SEM é uma marca Cat e oferece produtos acessíveis, duráveis e de fácil manutenção, apoiados pela engenharia da Caterpillar.
Se você não pôde ir à feira da Agrishow, não se preocupe. Fique de olho aqui no site do Pé na Estrada e no Programa no SBT, domingo às 7h da manhã para acompanhar as novidades do agro.
Veja também: Caminhão a gás chega para o agronegócio
Por Thaís Corrêa