As novidades do Salão de Hannover, conhecido como IAA Transportation, começaram. A edição de 2024 com um aumento significativo na quantidade de expositores e com importantes discussões globais sobre o futuro da indústria de veículos comerciais.
As novidades do IAA Transportation
No total, estão na Alemanha, mais de 1.650 expositores, número, 20% maior que o da edição anterior.
O evento dá ênfase às inovações tecnológicas, particularmente aos acionamentos elétricos a bateria e às tecnologias de hidrogênio.
Com isso, o Megawatt Charging System (MCS), que permite o carregamento eficiente de veículos pesados, é o elemento central da amostra.
Outras tendências além dos caminhões do IAA
Além disso, o número de fabricantes de vans e de células de baterias aumentou bastante, assim como o das bicicletas de carga, dos produtores de hidrogênio e de empresas de software e tecnologia.
Portanto, é possível notar que a mistura diversificada de expositores reflete claramente a natureza multifacetada do setor de transporte e logística.
Os caminhões para andar no IAA de Hannover
Na parte de test drives, os visitantes têm a oportunidade de experimentar veículos comerciais de mais de vinte fabricantes. Há modelos elétricos a hidrogênio, assim como caminhões em todas as configurações.
Daimler Truck na IAA Transportation
A anfitriã da casa apresentou um caminhão elétrico com 500 km de autonomia. Trata-se do eActros 600.
Equipado com bateria de 600 kWh e eixo de acionamento elétrico interno, o caminhão tem capacidade de 40 toneladas de peso bruto total.
A produção está prevista para começar em novembro de 2024. Já existem mais de 2 mil pedidos de intenção de compra.
O Actros L também foi apresentado na IAA, mostrando que os caminhões a diesel ainda são o carro-chefe da marca. A inspiração do design veio no elétrico eActros 600, o novo modelo, tem desenho que favorece a aerodinâmica e proporciona economia de 3% de diesel.
Volvo mostra FH na IAA Transportation
A Volvo mostrou os caminhões com motores a combustão que operam com hidrogênio. O sistema consiste em uma injeção direta de alta pressão (HPDI), tecnologia onde uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetado em alta pressão, para permitir a ignição antes da adição de hidrogênio.
As vantagens dessa tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.
Volvo Aero da IAA Transportation vem ao Brasil
Outra novidade da marca foi o Volvo FH Aero, modelo disponível em quatro motores, incluindo uma versão de biocombustível e outra elétrica.
Com aerodinâmica aprimorada e novas tecnologias, o novo caminhão promete reduzir em até 5% o consumo de energia.
Os novos modelos do Aero serão lançados nos mercados durante 2024 e 2025 em quatro versões: FH Aero, FH Aero Electric, FH Aero a gás e FH16 Aero.
A frente da cabine do Volvo FH Aero foi estendida em 24 centímetros em relação ao Volvo FH normal. O Volvo FH continuará com a cabine não estendida de série, dependendo das necessidades do mercado.
Scania leva cenário realista ao IAA
Na IAA Transportation, em Hannover, a Scania preparou cenário pé no chão, mostrando uma linha de caminhões pesados eletrificados e a biocombustíveis, incluindo um modelo totalmente novo. A linha de veículos elétricos da marca, agora, abrange todas as aplicações.
Portanto, a Scania consegue, agora, fornecer uma solução certa para cada cliente, pois compartilha de três conjuntos elétricos diferentes em nove níveis de potência.
Fazendo com que o veículo possa ser montado de acordo com cada necessidade da aplicação que vai trabalhar.
Scania mostra o novo 360 4×2 elétrico
Paralelamente, em exposição na IAA, está o inigualável Scania Super 460 R. O novo caminhão de 13 litros da Scania oferece uma escolha de biogás comprimido ou liquefeito, sendo este último, com alcance de até 1.800 quilômetros.
Mas o principal destaque da marca foi o Scania 360 4×2 elétrico, com 728 kWh. Equipado com motor elétrico, acoplado a uma transmissão de quatro marchas, o caminhão está disponível em cinco níveis de potência (esta é a versão, por exemplo, tem 400 kW).
Veja nova geração da DAF revelada no IAA da Alemanha
A DAF revelou uma nova geração . Os modelos estão com tecnologias voltadas a eficiência energética, segurança e conforto. As novidades estão nos novos caminhões XD, XF, XG e XG+.
Logo, os novos caminhões da marca estão melhores em aerodinâmica e no conjunto motor e transmissão. Há uma melhoria na eficiência de combustível de até 10%.
Saiba mais: Veja: DAF revela nova geração no IAA
Iveco na IAA Transportation
A Iveco, seguindo a estratégia de trazer soluções de carbono zero em todos os segmentos, está exibindo sua linha estendida de veículos movidos a HVO, gás natural, propulsão elétrica a bateria e hidrogênio.
A marca apresentou também o S-eWay Rigid, de emissão zero para serviços pesados, e o eMoovy, veículo comercial leve elétrico, de até 3,5 t, desenvolvido com a Hyundai.
Já o novo S-eWay Rigid foi projetado para flexibilidade e versatilidade sem igual com uma escolha de modelos, cabines, suspensões e distâncias entre eixos, e a disponibilidade de 4, 5 ou 7 baterias em diferentes layouts permitindo configurações para todas as aplicações.
Com um alcance de até 400 km e até 350 kW de capacidade de carregamento rápido, ele oferece uma solução perfeita para aplicações urbanas e regionais.
IAA tem anúncio de aumento de parceria da ZF com a Foton
A ZF e a Foton, por exemplo, assinaram uma carta de intenções para fortalecer a cooperação estratégica. Com base no sucesso do fornecimento da transmissão automática TraXon e de acionamentos elétricos, a ZF e a Foton agora incluíram a transmissão híbrida para veículos comerciais no mercado chinês.
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Por Rodrigo Samy, com informações da IAA Transportation
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.