Na 24ª edição da Fenatran um tema que ficou em alta foi a descarbonização do Brasil. Mesmo com a ressaca do IAA, mais tendenciosa aos elétricos, a feira nacional apresentou propostas palpáveis e outras, até certo ponto, mais futuristas.
Fenatran mostra o caminho da descarbonização do Brasil
Entre os destaques da mostra estão os modelos elétricos, a gás, híbridos e a diesel vegetal. Outra proposta é o motor a etanol, ainda embrionário, mas aparecendo como proposta autossustentável no agronegócio.
Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran, essa edição, além de ser a maior de todos os tempos, é a mais focada na utilização de combustíveis alternativos e novas matrizes energéticas.
“Sem dúvida, os visitantes que comparecem aos pavilhões têm a oportunidade de ver de perto os esforços de toda a indústria a caminho da transição energética mais sustentável”, comenta.
Gás Natural é o pilar da transição energética do Brasil
Os modelos movido a gás natural e a biometano tiveram grande destaque na feira. A Iveco, por exemplo, apresentou o Tector NG com seis cilindros de gás de 80 litros, além do S-Way.
O caminhão é ideal para operações urbanas e regionais, por oferece 300 km de autonomia. Tudo isso, graças ao motor, com 5,9 litros de capacidade e seis cilindros em linha, que entrega 204 cv e 750 Nm.
Scania mostra saída para descarbonização do Brasil
A grande surpresa da Scania foi 30 G 4X2 elétrico. Afinal, é a primeira vez que a marca apresenta um veículo elétrico no Brasil.
Com 300 kW de potência, o que equivale a, mais ou menos, 410 cv, a capacidade máxima de tração desse veículo chega a 66 toneladas. A autonomia é por volta de 250 quilômetros.
Por isso, o Scania 30G foi pensado para aplicações urbanas e regionais e pode ser carregado em até 50 minutos.
Mais um modelo Scania a gás se destaca na Fenatran
O Scania GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia, também roubou a cena.
Apesar de ser um velho conhecido, pois já foi lançado há cinco anos, o Scania é mostrado com autonomia maior.
Já a Mercedes-Benz mostrou os modelos eActros e eCanter. Os dois casos, caminhões maiores e menores, estão sendo testados por clientes no Brasil.
O eActros 300 tem três conjuntos de baterias, enquanto no eActros 400 são quatro. Cada packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh.
Logo, o alcance varia de 220 a 400 quilômetros, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos.
Mercedes para enfrentar eDelivery, eTransit e eDaily
Caminhão menor ou furgão elétrico já virou meio que obrigação, uma montadora oferecer no portifólio.
Logo, a Mercedes lançou o FUSO eCanter, um caminhão leve elétrico com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas.
O caminhão pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. O motor tem 129 kW e 430 Nm.
Volvo Electric reafirma presença na Fenatran e no Brasil
O Volvo FM Electric está na frota de várias transportadoras, fazendo operações diversificadas como transporte de cargas industrializadas, alimentos, bobinas de aço, entre outros.
Os modelos elétricos da Volvo tem 490 kW (660 hp), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 50 toneladas.
Logo, podem ser equipados com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), com autonomia de até 300 km.
Volvo também tem a opção a diesel mais limpa
“Queremos entregar soluções de transporte 100% mais seguras, mais produtivas e livres de CO2 de origem fóssil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Pensando assim, a sueca mostrou também mostrou um modelo 100% de biodiesel. Já disponível apenas para o Volvo FH, a solução permite rodar com diferentes proporções de biodiesel.
Vale B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, atualmente disponível nos postos) até o B100 (biodiesel puro).
VW exibe caminhão híbrido na Fentran
Por fim, a Volkswagen apresentou o conceito VW Meteor Hybrid. Ele é equipado com um sistema de tração elétrico inteligente e com um motor a diesel.
Segundo estudos, nas subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até 20% de velocidade graças a seu adicional de 35% de força.
Os freios têm sistema de regeneração de energia nas desacelerações, aumentando a eficiência e a economia de bateria.
O pacote aerodinâmico conta com defletores, proteções de borrachas e calotas com um design especial para diminuir o arraste.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.