sexta-feira, novembro 1, 2024

Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis

LançamentosScania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis

A Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis alternativos, com veículos a diesel, elétrico, a gás, entre outros. Logo, no maior evento de transporte, a montadora sueca vai apresentar soluções que mostram que a visão do futuro para a Scania é de multissoluções.

Mas, o futuro não era elétrico?

Sim, era e continuará sendo. Porém, o fim do diesel foi decretado anos atrás na IAA, com todos falando sobre a chegada dos novos elétricos, e ele continua em ação. 

No Brasil, por exemplo, os veículos movidos à energia até apareceram, mas sempre para operações urbanas.

A Scania foi atrás de outras soluções mais sustentáveis e adequadas à nossa realidade, enquanto todo mundo discutia quando os elétricos chegariam de vez ao País.

E os veículos a gás e a biodiesel da Scania?

Vale lembrar que a montadora já tentou, há muito tempo, caminhões movidos a etanol. E não deu certo. Mas, as apostas mais atuais em gás e 100% biodiesel têm dado resultados.

Tanto é que a montadora vai levar à Fenatran os modelos e lançamentos já feitos em 2024 movidos a essas duas alternativas.

Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis
Scania aposta em futuro com multissoluções em combustíveis e a gás

Mas tem elétrico da Scania?

Tem também. Pela primeira vez a marca apresenta um veículo elétrico no Brasil, o 30 G 4×2. Trinta, pois ele tem 300 kW de potência, o que equivale a, mais ou menos, 410 cv.

A capacidade máxima de tração desse veículo chega a 66 toneladas. Mas em uma operação comum, a autonomia deve ficar em 250 quilômetros. 

Logo, o Scania 30G foi pensado para aplicações urbanas e regionais e pode ser carregado em até 50 minutos, ou seja, durante o almoço do motorista.

O bom e velho diesel como combustível

Considerando que mesmo as energias alternativas ainda são o futuro, o presente continua sendo o diesel.

Por isso, melhorias nesses veículos continuam chegando. Inclusive com uma nova categoria para a montadora. 

Trata-se do modelo P 280 nas trações 4×2 e 6×2, todas equipadas com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, de 250 cv com 1.100 Nm (4×2) ou 280 cv com 1.200 Nm (4×2 e 6×2).

São indicados para operações urbanas e regionais. A transmissão G25 é automatizada com 14 marchas.

Fora de estrada e construção civil

Já o P 280 6×4 XT, de 7 litros, novo de entrada no segmento off-road, é vocacionado para atender as aplicações mais leves do setor da construção civil.

Ele foi desenvolvido para caçambas de 14 metros cúbicos, munck, caçamba roll-on e roll-out (o chamado sistema hidráulico ‘tipo gancho’) e bomba de concreto.

O PBT técnico de 28,5 toneladas é o maior da categoria e sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 150 toneladas.

Painel e nova arquitetura eletrônica

Todos os caminhões Scania saem de fábrica com nova arquitetura eletrônica após abril de 2025.

Logo, a inovação tecnológica engloba a reconstrução completa do painel digital, dos módulos e dos chicotes, incluindo as funções eletrônicas.

O instrumento digital tem 12,3” e dois modos de visualização. Na versão completa há informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento.

As opções de multimídia são sempre touchscreen, disponíveis em duas versões de 10,1” ou 12,9”, e contam com botões físicos para maior praticidade.

Outro destaque é a telemetria C400, que substitui o C300, oferecendo mais capacidade de processamento e suporte para o 5G.

Como é o olho para o futuro da Scania?

Ou seja, com tantas novidades, as multissoluções se mostram cada vez mais presentes em um cenário global e nacional. Agora é acompanhar o que vai estar realmente nas estradas.

Veja também: Mercedes vai celebrar o começo da produção do eActros

Saiba mais: Governo aprova o Combustível do Futuro

Jornalista Paula Toco sentada em banco do motorista de caminhão pesado

Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados