quinta-feira, dezembro 26, 2024

Pneus fazem bonito na Fenatran e ampliam oferta ao caminhoneiro

MercadoPneus fazem bonito na Fenatran e ampliam oferta ao caminhoneiro

Que os pneus são determinantes para o caminhoneiro fechar a conta no positivo, isso o Pé na Estrada já sabe. Agora, descobrir que as companhias de pneus foram, em quantidade, responsáveis por 6% de todas as empresas presentes na Fenatran, isso foi novidade.

Só estiveram atrás das de peças (50%), das de implementos (10%) e das de logísticas (8%). Logo, é possível dizer que os pneus fizeram bonito na Fenatran e, ainda, ampliam oferta ao caminhoneiro.

Pneus na Fenatran ampliam opções aos caminhoneiros

Logo, no emaranhado de mais de 600 representantes em toda feira, um retrato que ficou bem claro é que das 15 empresas de borrachas e pneus, apenas três são integrantes da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), apenas três estiveram presentes.

Com isso, mais da metade, foi de empresas importadoras ou de que representam empresas estrangeiras.

Nem ressolados, nem a taxa assustaram os pneus

Porém, nem mesmo com a questão do projeto de Lei contra pneus ressolados e nem a disputa para se elevar a taxa de importação foram suficientes para encorajar os fabricantes ou importadores. 

A Vipal Borrachas, por exemplo, especialistas em banda de rodagens, lançou uma linha de pneus radiais novos para o segmento de carga.

É a primeira vez que uma empresa faz o caminho inverso da de pneus, ou seja, vende banda de rodagens e ingressa no mercado de pneus novos. 

Pneu de criação e produção 100% nacional 

Iniciado em 2021, o projeto do pneu novo de carga da Vipal envolveu investimentos em tecnologia própria.

Uma série de testes realizados no último ano em parceria com alguns dos reformadores da rede autorizada validaram a durabilidade dos pneus para o mercado brasileiro.

Pneus fazem bonito na Fenatran e ampliam oferta ao caminhoneiro

São cinco modelos, sendo dois deles com duas medidas, que atendem aos segmentos regional, urbano e longas distâncias.

A linha inclui os modelos VR50 Z RESIST (regional direcional) e VR50 D RESIST (regional trativo) nas medidas 275/80 R22.5 e 295/80 R22.5; os VR50 T RESIST (regional trailer) e VH50 Z RESIST (longa distância direcional) na medida 295/80 R22.5 e o VU50 RESIST (urbano) na medida 275/80 R22.5.

Banda para pneu de 100% elétrico 

Outra novidade é o lançamento da primeira banda para veículos elétricos. A DV-UMe apresenta excelente desempenho e pode ser utilizada em ônibus urbanos e caminhões de coleta de lixo.

Outra importadora, a XBRI, que traz pneus do Vietnã, Malásia, Tailândia e China, anunciou o ingresso na recapagem.

Do pneu para a banda de rodagem na Fenatran

Para Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da XBRI Pneus, “a recapagem é uma solução estratégica para os transportadores brasileiros, e acreditamos que nossas bandas irão atender à crescente demanda por opções econômicas e eficientes”.

O novo produto é resultado de uma parceria estratégica com a Moreflex, empresa nacional no mercado há mais de 30 anos.

Garantia de 8 anos para carcaça é anunciada

Outra importadora, que representa as marcas Speedmax, anunciou 8 anos de garantia para os pneus trazidos para o Brasil.

Entre os modelos disponíveis estão o Rover Max S (medidas 275/80 R22,5 146M 16P.R e 295/80 R22,5 149M 18P.R) e o Rover Max D (medidas 275/80 R22,5 149/146M 16P.R e 295/80 R22,5 152/148M 18P.R). O Range Max D é oferecido na medida 215/75 R17,5 135/133 16P.R.

Fabricantes de pneus nacionais na Fenatran

De olho na tecnologia e na decisão do cliente, a Dunlop, lançou um aplicativo que funciona como um assistente digital personalizado, permitindo que usuários explorem toda a linha de produtos de forma prática e acessível pelo celular.

Segundo Rodrigo Alonso, Diretor de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus, com o lançamento do aplicativo:

“estamos colocando o poder de decisão literalmente nas mãos de nossos clientes, que poderá ter todas as informações de nossos produtos de forma simples e ágil. É mais do que inovação; é uma revolução na forma como nos conectamos com nosso público, oferecendo transparência, conveniência e expertise instantânea”.

Fabricantes de pneus nacionais também com banda

Já a Bridgestone mostrou seis novos produtos. Entre eles três pneus radiais e três bandas de rodagem. O radial M765 é voltado para eixos de tração em rodovias pavimentadas de curta, média e longa distância.

Enquanto isso, o pneu radial sem câmara R249S é destinado para uso em eixos direcionais, livres e de tração moderada de ônibus e caminhões em rodovias pavimentadas.

Pneus nacionais da Firestone e banda Bandag

A linha Firestone também ganhou reforço com o radial T822 Classic, destinado a eixos direcionais, livres e de tração moderada em caminhões e ônibus para percursos mistos de curta e média distância, como pavimento e terra.

Já a Bandag, empresa pertencente à Bridgestone, dedicada à pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem, amplia sua abrangência de mercado com o lançamento de três produtos: as novas bandas radiais BRMS3, BRLT9 e BDX3.

Prometeon reforçou a Serie 2 para caminhoneiro

A Prometeon reforçou na Fenatran a linha de pneus radiais que possui a inovação tecnológica como base, trata-se da Serie 02.

A fabricante se destaca pelo foco no desenvolvimento e produção de pneus para os segmentos de Caminhões, Ônibus, Agro e OTR.

São oito novos produtos para o mercado nacional. Para a linha rodoviária, o R02 Proway. Ele apresenta boa autonomia e alto índice de reforma.

Há a opção R02 Proway Steer, para eixos direcionais, livres e de tração moderada, com maior capacidade de carga e o R02 Proway Drive, para eixos trativos.

Os primeiros da linha são 275/80R22.5 e 295/80R22.5. O G02 On-Off Pro foi desenvolvido para aplicações On-Off, com maior resistência e durabilidade em percursos mistos de asfalto e terra. 

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados