A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) abriu inscrições para o Formare 2025, programa educacional voltado à formação profissional de jovens de 17 a 18 anos.
A iniciativa é destinada a estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino médio, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo.
Como se inscrever no Formare 2025
Os interessados podem se inscrever no site oficial. É necessário ter CPF e RG em mãos para realizar o cadastro.
Etapas do processo seletivo:
- Prova escrita;
- Dinâmica de grupo;
- Entrevista;
- Visita domiciliar.
Os aprovados farão o curso de Operador de Montagem de Produto, com duração de 12 meses, na fábrica da VWCO em Resende (RJ). O curso é certificado pelo Ministério da Educação (MEC).
Diversidade e Inclusão no Formare
O programa promove a diversidade, incentivando a participação de pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras e membros da comunidade LGBTQI+.
Benefícios e impacto do programa
Segundo Ana Lúcia Moreira, coordenadora do Formare, os participantes terão acesso a uma experiência enriquecedora, com aulas ministradas por 130 colaboradores voluntários da VWCO. Desde sua criação, o Formare já formou mais de 300 jovens, com 76% deles contratados por empresas do Consórcio Modular, ocupando diversos níveis hierárquicos.
Outras oportunidades
Recentemente, o Pé na Estrada fez uma reportagem sobre as vagas de estágio disponibilizadas nas empresas ligadas ao segmento da indústria. Há oportunidades para todos os segmentos e regiões do País.
Veja a reportagem: Veja as vagas de estágio para trabalhar na indústria de motor
O Formare é uma iniciativa da Fundação Iochpe, com 40 anos de atuação em diversas regiões do Brasil, consolidando-se como referência na integração entre educação e mercado de trabalho.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.