ANTT mantém multa a Transbrasiliana por más condições de BR

RodoviasANTT mantém multa a Transbrasiliana por más condições de BR

Depois de um pouco mais de sete de anos de fiscalização, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manteve a multa de R$ 2,326,500 contra a concessionária Transbrasiliana por más condições da pista no trecho paulista. 

ANTT mantém multa a Transbrasiliana por más condições

Durante a inspeção, foram identificadas deformações no asfalto, conhecidas como “flechas nas trilhas de roda”, que comprometiam a segurança dos veículos no trecho que passa pelo município de Marília, São Paulo.

A Transbrasiliana chegou a entrar com recurso, mas a diretoria colegiada da ANTT rejeitou o recurso da concessionária contra uma fiscalização realizada em 2017. 

ANTT fica com decisão por péssimas condições de BR

O caso se tornou um processo administrativo em 2018 e avançou a partir de 2019. A concessionária perdeu em duas instâncias e recorreu, mas a ANTT manteve a penalidade.

A multa é de 247,5 Unidades de Referência da Tarifa (URTs), cada uma no valor de R$ 9,400.

ANTT e Transbrasiliana e o processo da BR na totalidade

Agora, mesmo com a decisão administrativa, ainda podem ocorrer disputas judiciais. A Transbrasiliana, por exemplo, argumenta que a multa é desproporcional. 

De qualquer forma, a ANTT não aceitou essas alegações, reforçando que as condições e os valores eram conhecidos desde o processo licitatório.

Transbrasiliana e a situação da BR-153

A rodovia BR-153, oficialmente Rodovia Presidente João Goulart e conhecida como Transbrasiliana, ela enfrenta tráfego intenso de caminhões. O trecho é frequentemente criticado por sua má conservação e é um ponto de acidentes frequentes, inclusive no trecho urbano de Marília.

Veja mais: Concessionária da BR-153 promete melhorias em trechos

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados