A agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou uma série de sessões públicas para discutir o Plano de Otimização do Contrato de Concessão da BR-101/ES/BA, rodovia que está com a Eco101.
ANTT apresenta Plano de Otimização para BR-101
Logo, o evento aconteceu na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória (ES), marcando a primeira etapa de uma consulta pública.
Além do encontro presencial em Vitória, uma segunda sessão, em formato híbrido, está programada para o dia 4 de dezembro, no auditório da ANTT, em Brasília.
Agora, o projeto de repactuação prevê a retomada imediata dos investimentos, que somam R$ 10,3 bilhões ao longo dos próximos anos, sendo que R$ 2,2 bilhões serão destinados nos primeiros três anos.
Veja a proposta da BR-101
Ou seja, a proposta contempla obras essenciais para garantir segurança, fluidez e acessibilidade na estrada, que conecta os estados do Espírito Santo e da Bahia.
Entre as melhorias estão:
- 170 km de duplicação;
- 41 km de faixas adicionais;
- Construção de 40 passarelas;
- Obras de relevância como os contornos de Linhares, Fundão e Ibiraçu;
- Dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.
A importância da rodovia litoranea para o Brasil
A BR-101 é uma das principais rodovias do país, desempenhando papel estratégico na ligação entre o Sudeste e o Nordeste, além de ser um corredor essencial para o escoamento de produtos e para o tráfego de passageiros.
Qual a nota da BR-101 na pesquisa CNT 2024
Vale dizer que a BR-101 está no sangue do transporte nacional, ela a veia de tudo que circula na nação.
No levantamento da Pesquisa CNT de Rodovias 2024 é possível notar que no trecho baiano, com quase mil quilômetros de extensão, o principal problema é a sinalização.
Já no percurso do Espírito Santo, quase 500 quilômetros, a nota é boa para todos os quesitos.
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.