segunda-feira, dezembro 2, 2024

ANTT apresenta Plano de Otimização do Contrato da BR-101

RodoviasANTT apresenta Plano de Otimização do Contrato da BR-101

A agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou uma série de sessões públicas para discutir o Plano de Otimização do Contrato de Concessão da BR-101/ES/BA, rodovia que está com a Eco101.

ANTT apresenta Plano de Otimização para BR-101

Logo, o evento aconteceu na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória (ES), marcando a primeira etapa de uma consulta pública.

Além do encontro presencial em Vitória, uma segunda sessão, em formato híbrido, está programada para o dia 4 de dezembro, no auditório da ANTT, em Brasília.

Agora, o projeto de repactuação prevê a retomada imediata dos investimentos, que somam R$ 10,3 bilhões ao longo dos próximos anos, sendo que R$ 2,2 bilhões serão destinados nos primeiros três anos.

Veja a proposta da BR-101

Ou seja, a proposta contempla obras essenciais para garantir segurança, fluidez e acessibilidade na estrada, que conecta os estados do Espírito Santo e da Bahia.

Entre as melhorias estão:

  • 170 km de duplicação;
  • 41 km de faixas adicionais;
  • Construção de 40 passarelas;
  • Obras de relevância como os contornos de Linhares, Fundão e Ibiraçu;
  • Dois Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

A importância da rodovia litoranea para o Brasil

A BR-101 é uma das principais rodovias do país, desempenhando papel estratégico na ligação entre o Sudeste e o Nordeste, além de ser um corredor essencial para o escoamento de produtos e para o tráfego de passageiros.

Qual a nota da BR-101 na pesquisa CNT 2024

Vale dizer que a BR-101 está no sangue do transporte nacional, ela a veia de tudo que circula na nação. 

No levantamento da Pesquisa CNT de Rodovias 2024 é possível notar que no trecho baiano, com quase mil quilômetros de extensão, o principal problema é a sinalização. 

Já no percurso do Espírito Santo, quase 500 quilômetros, a nota é boa para todos os quesitos.  

Tabela de levantamento da pesquisa CNT mostra que os piores trechos da BR-101 estão na Bahia e os melhores no Espírito Santo
Tabela de levantamento da pesquisa CNT mostra que os piores trechos da BR-101 estão na Bahia e um dos melhores no Espírito Santo
Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

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