quinta-feira, novembro 21, 2024

Veja as novidades do IAA Transportation

DestaqueVeja as novidades do IAA Transportation

As novidades do Salão de Hannover, conhecido como IAA Transportation, começaram. A edição de 2024 com um aumento significativo na quantidade de expositores e com importantes discussões globais sobre o futuro da indústria de veículos comerciais.

As novidades do IAA Transportation

No total, estão na Alemanha, mais de 1.650 expositores, número, 20% maior que o da edição anterior.

O evento dá ênfase às inovações tecnológicas, particularmente aos acionamentos elétricos a bateria e às tecnologias de hidrogênio.

Com isso, o Megawatt Charging System (MCS), que permite o carregamento eficiente de veículos pesados, é o elemento central da amostra.

Carregadores ultra-rápidos são destaques no Salão de Hannover
Carregadores ultra-rápidos são destaques no Salão de Hannover

Outras tendências além dos caminhões do IAA

Além disso, o número de fabricantes de vans e de células de baterias aumentou bastante, assim como o das bicicletas de carga, dos produtores de hidrogênio e de empresas de software e tecnologia.

Portanto, é possível notar que a mistura diversificada de expositores reflete claramente a natureza multifacetada do setor de transporte e logística.

Os caminhões para andar no IAA de Hannover

Na parte de test drives, os visitantes têm a oportunidade de experimentar veículos comerciais de mais de vinte fabricantes. Há modelos elétricos a hidrogênio, assim como caminhões em todas as configurações. 

Daimler Truck na IAA Transportation

A anfitriã da casa apresentou um caminhão elétrico com 500 km de autonomia. Trata-se do eActros 600.

Equipado com bateria de 600 kWh e eixo de acionamento elétrico interno, o caminhão tem capacidade de 40 toneladas de peso bruto total.

A produção está prevista para começar em novembro de 2024. Já existem mais de 2 mil pedidos de intenção de compra.

O Actros L também foi apresentado na IAA, mostrando que os caminhões a diesel ainda são o carro-chefe da marca. A inspiração do design veio no elétrico eActros 600, o novo modelo, tem desenho que favorece a aerodinâmica e proporciona economia de 3% de diesel. 

eActros da Mercedes-Benz é destaque no IAA
eActros da Mercedes-Benz é destaque no IAA

Volvo mostra FH na IAA Transportation 

A Volvo mostrou os caminhões com motores a combustão que operam com hidrogênio. O sistema consiste em uma injeção direta de alta pressão (HPDI), tecnologia onde uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetado em alta pressão, para permitir a ignição antes da adição de hidrogênio.

As vantagens dessa tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.

Volvo Aero da IAA Transportation vem ao Brasil

Outra novidade da marca foi o Volvo FH Aero, modelo disponível em quatro motores, incluindo uma versão de biocombustível e outra elétrica.

Com aerodinâmica aprimorada e novas tecnologias, o novo caminhão promete reduzir em até 5% o consumo de energia.

Os novos modelos do Aero serão lançados nos mercados durante 2024 e 2025 em quatro versões: FH Aero, FH Aero Electric, FH Aero a gás e FH16 Aero.

A frente da cabine do Volvo FH Aero foi estendida em 24 centímetros em relação ao Volvo FH normal. O Volvo FH continuará com a cabine não estendida de série, dependendo das necessidades do mercado.

Scania leva cenário realista ao IAA

Na IAA Transportation, em Hannover, a Scania preparou cenário pé no chão, mostrando uma linha de caminhões pesados ​​eletrificados e a biocombustíveis, incluindo um modelo totalmente novo. A linha de veículos elétricos da marca, agora, abrange todas as aplicações.

Portanto, a Scania consegue, agora, fornecer uma solução certa para cada cliente, pois compartilha de três conjuntos elétricos diferentes em nove níveis de potência.

Fazendo com que o veículo possa ser montado de acordo com cada necessidade da aplicação que vai trabalhar.

Scania mostra o novo 360 4×2 elétrico

Paralelamente, em exposição na IAA, está o inigualável Scania Super 460 R. O novo caminhão de 13 litros da Scania oferece uma escolha de biogás comprimido ou liquefeito, sendo este último, com alcance de até 1.800 quilômetros. 

Mas o principal destaque da marca foi o Scania 360 4×2 elétrico, com 728 kWh. Equipado com motor elétrico, acoplado a uma transmissão de quatro marchas, o caminhão está disponível em cinco níveis de potência (esta é a versão, por exemplo, tem 400 kW).

Veja nova geração da DAF revelada no IAA da Alemanha

A DAF revelou uma nova geração . Os modelos estão com tecnologias voltadas a eficiência energética, segurança e conforto. As novidades estão nos novos caminhões XD, XF, XG e XG+.

Logo, os novos caminhões da marca estão melhores em aerodinâmica e no conjunto motor e transmissão. Há uma melhoria na eficiência de combustível de até 10%.

Saiba mais: Veja: DAF revela nova geração no IAA

Iveco na IAA Transportation

A Iveco, seguindo a estratégia de trazer soluções de carbono zero em todos os segmentos, está exibindo sua linha estendida de veículos movidos a HVO, gás natural, propulsão elétrica a bateria e hidrogênio.

A marca apresentou também o S-eWay Rigid, de emissão zero para serviços pesados, e o eMoovy, veículo comercial leve elétrico, de até 3,5 t, desenvolvido com a Hyundai.

Já o novo S-eWay Rigid foi projetado para flexibilidade e versatilidade sem igual com uma escolha de modelos, cabines, suspensões e distâncias entre eixos, e a disponibilidade de 4, 5 ou 7 baterias em diferentes layouts permitindo configurações para todas as aplicações.

Com um alcance de até 400 km e até 350 kW de capacidade de carregamento rápido, ele oferece uma solução perfeita para aplicações urbanas e regionais.

IAA tem anúncio de aumento de parceria da ZF com a Foton

A ZF e a Foton, por exemplo, assinaram uma carta de intenções para fortalecer a cooperação estratégica. Com base no sucesso do fornecimento da transmissão automática TraXon e de acionamentos elétricos, a ZF e a Foton agora incluíram a transmissão híbrida para veículos comerciais no mercado chinês.

Veja outras matérias do Salão de Hannover, na Alemanha, de 2022

  1. De olho na renovação sustentável, Mercedes-Benz apresenta o GenH2 Truck
  2. Biometano e Elétricos, Scania apresenta novidades sustentáveis no Salão…

 

eMoovy da Iveco com Hyundai
eMoovy é chassi BEV no segmento médio 2,5 t – 3,5 t

Por Rodrigo Samy, com informações da IAA Transportation

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados