terça-feira, dezembro 9, 2025

Área de apoio e balsas elétricas: a nova logística de caminhões no litoral paulista

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Com o crescimento das rotas multimodais e o uso frequente de balsas em regiões ribeirinhas e litorâneas, caminhões têm enfrentado uma série de desafios logísticos e operacionais durante as travessias.

Embora o transporte por balsa seja essencial em muitos trechos, ele exige atenção redobrada dos motoristas. Segundo relatos de profissionais, os principais pontos de atenção envolvem documentação, limites de peso e tempo de espera. 

Além disso, a segurança da carga é fundamental. Durante a travessia, o veículo pode sofrer movimentações bruscas, exigindo que a carga esteja bem amarrada e protegida.

Em algumas regiões, por exemplo, normas determinam o posicionamento dos veículos na embarcação, exigindo áreas livres nas extremidades para garantir estabilidade.

Outro fator que pesa na rotina dos caminhoneiros é o custo da travessia, que varia conforme o tipo de carga, tamanho do veículo e distância percorrida.

A recomendação dos sindicatos e associações é clara: antes de embarcar, o motorista deve verificar as condições da balsa, os horários de funcionamento e as exigências específicas da travessia. 

O Governo de São Paulo, por exemplo, tem um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas que vai a leilão no dia 13 de novembro, na B3. A ideia é substituir a frota a diesel por mais de 40 embarcações 100% elétricas. A ideia é eliminar até 18 mil toneladas de CO₂ por ano apenas nas travessias litorâneas.

Projeto terá balança para pesagem de caminhões

O projeto contempla 14 travessias em diferentes regiões do Estado, que transportam cerca de 40 mil pessoas por dia, com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões. 

Além das reformas físicas e da renovação da frota, o programa inclui iniciativas tecnológicas para otimizar a operação do sistema.

Entre elas, a instalação de uma balança para pesagem de caminhões na travessia São Sebastião/Ilhabela, garantindo o controle da carga transportada, e a implantação de um serviço de apoio à gestão do tráfego, voltado à organização das filas de embarque e desembarque em rotas de alto fluxo. Juntas, essas ações representam investimentos superiores a R$ 800 mil mensais.

Parceria Público-Privada moderniza travessias

A iniciativa, autorizada por lei sancionada pelo governador, prevê investimentos privados da ordem de R$ 2 bilhões. O projeto contempla 14 rotas estratégicas, incluindo Santos/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela e conexões no Vale do Ribeira, Litoral Norte, Região Metropolitana e Reservatório de Paraibuna. 

Porto de São Sebastião inaugura área de apoio

O Porto de São Sebastião ganhará uma Área de Apoio Logístico Portuário (AALP) a partir de 29 de outubro de 2025.

O centro, que será instalado em Caraguatatuba, visa organizar a chegada de caminhões e eliminar os congestionamentos nas vias da cidade vizinha.

Batizado de Centro de Triagem Serramar, o espaço será obrigatório para todos os caminhões que precisarem acessar o porto.

As transportadoras deverão fazer agendamento prévio para utilizar o local, que terá capacidade para triagem de até 150 veículos por dia e estacionamento simultâneo para 500 caminhões.

O centro, por exemplo, contará com banheiros, refeitório e área de descanso, com monitoramento 24 horas, oferecendo mais conforto e segurança aos motoristas.

A empresa Serveng investiu R$ 10 milhões de forma totalmente privada na nova estrutura. As transportadoras credenciadas pagarão mensalmente pelo uso do pátio, sem gerar nenhum custo para os cofres públicos.

O porto considera a nova área fundamental para quadruplicar a capacidade anual, passando de cerca de 1 milhão para 4,3 milhões de toneladas. O leilão do Porto de São Sebastião está previsto para 2026.

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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