sexta-feira, novembro 7, 2025

Volvo aposta em torque inteligente e IA para manter o FH no topo

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Sabe aquela história de que em time que está ganhando não se mexe muito. Pois é, a linha Volvo FH 2026 chega de modo silencioso e sem fazer muito alarde, anunciando a chegada do sistema I-Torque, tecnologia voltada para otimizar o desempenho e a eficiência.

Seu funcionamento começa com um conjunto de sensores que coletam dados em tempo real. O pedal do acelerador detecta a intensidade da aceleração, enquanto a velocidade do veículo é monitorada para ajustar o torque de forma eficiente, evitando desperdício.

O peso da carga influencia diretamente na força necessária para manter a marcha, e a topografia da estrada, como inclinações e condições do terreno, também é considerada para garantir uma condução adequada.

Volvo lança FH 2026 com sistema I-Torque

Essas informações são processadas pela Unidade de Controle Eletrônico (ECU), equipada com algoritmos de inteligência artificial. A ECU recebe os dados dos sensores e calcula o torque ideal para cada situação, ajustando automaticamente o motor sem necessidade de intervenção do motorista. Isso permite uma resposta rápida e precisa às variações de terreno e carga.

A gestão de torque do motor é dinâmica: o sistema aumenta o torque em subidas ou durante ultrapassagens, e o reduz em trechos planos para promover economia de combustível. Essa variação garante que o veículo mantenha a marcha ideal e uma aceleração suave, contribuindo para uma condução mais confortável e eficiente.

Volvo I-Torque
Sistema inteligente da Volvo calcula a intensidade do pedal e o torque necessário para uma determinada rota

O I-Torque também se integra à transmissão automatizada I-Shift, coordenando as trocas de marcha para reduzir o esforço mecânico e o desgaste das peças. Conforme as medições da Volvo, a redução no consumo de combustível pode chegar a até 3%. Trata-se de uma evolução da Aceleração Inteligente. A tecnologia está disponível nos motores de 420, 460, 500 e 540 cv.

“Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.

Os concorrentes, como Scania e Mercedes-Benz, oferecem soluções análogas, como o motor Scania Super com Opticruise e o PowerShift, da Mercedes. Também usam dados de GPS preditivo para alcançar resultados semelhantes de eficiência e força em baixas rotações.

Além do I-Torque, a linha Volvo 2026 traz outras novidades. A ergonomia para o motorista foi aprimorada, com a redução dos comandos na coluna de direção. Os novos modelos trazem apenas duas alavancas, que reúnem funções como setas, piloto automático, freio motor, dentre outras.

Evolução também no I-See, a consagrada inteligência artificial que determina as melhores marchas utilizando dados de conectividade avançada. Agora, a tolerância para manter marchas ficou 10 km/h maior, trazendo ganhos em economia.

Volvo aposta em torque inteligente e IA para manter o FH no topo
Volvo aposta em torque inteligente e IA para manter o FH no topo

A vida não vai ser tão fácil em 2026

Apesar de estar liderando no ranking anual de caminhões mais vendidos, o Volvo FH vem perdendo terreno para a família VW. A culpa não é do modelo que liderou as paradas de sucesso por anos, mas sim do mercado. 

A aposta do momento está nos médios e a economia faz com que modelos, com os da categoria do Volvo, fiquem estacionados. 

O próximo ano traz as incertezas da eleição e os olhos estarão voltados a Copa do Mundo. Logo, o I-Torque vai ter de trabalhar bem para enfrentar os desafios.

 

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha como repórter e editor no Portal Pé na Estrada.

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