O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez uma transmissão em suas redes sociais na noite de ontem, 28/03, onde tratou de diversos assuntos, entre eles, temas relacionados ao mundo do transporte. Bolsonaro comentou sobre o Cartão do Caminhoneiro e sobre a decisão da Petrobras de só permitir o aumento do preço do diesel a cada 15 dias. Além disso, o presidente ainda prometeu anunciar mais novidades para os caminhoneiros na próxima semana.
Que medidas são essas?
Bolsonaro apenas afirmou que: “A gente está fazendo o possível. Com certeza, novas medidas serão adotadas na semana que vem.” Não se sabe que medidas serão, mas o anúncio vem dois dias antes da prometida nova paralisação. Sabe-se que o governo está monitorando um possível movimento de caminhoneiros e que uma nova mobilização seria prejudicial para o País, por isso, provavelmente, Bolsonaro escolheu dirigir-se diretamente a categoria, que o apoiou em massa nas eleições.
Os caminhoneiros reclamam principalmente da subida do preço do diesel e a da falta de fiscalização do piso mínimo de frete. As negociações em Brasília entre representantes da categoria e o governo estão acontecendo e o movimento espera que a ANTT anuncie formas mais eficazes de fiscalização da tabela de fretes, como o uso de documentos eletrônicos, por exemplo, mas não é possível saber se essas serão as novidades as quais o presidente se referia.
Resta saber se realmente haverão novos anúncios na semana que vem ou se o comentário foi uma forma de tentar evitar as mobilizações prometidas para dia 30/03.
Radares e ferrovias
Bolsonaro ainda comentou sobre o sucesso no leilão de trechos ferroviários no dia de ontem e declarou que não pretende aumentar o número de radares nas vias brasileiras. Os chamados “pardais”, segundo o presidente, não existem por uma preocupação com a segurança do usuário da via, mas sim pela chamada “indústria da multa”, com o objetivo de “meter a mão no seu bolso”.
Veja a transmissão completa abaixo, a fala sobre caminhoneiros está aos 4:42:
Por Paula Toco
Jornalista especializada em transporte comercial há mais de 15 anos.
Repórter do programa Pé na Estrada na TV (hoje no SBT) e coapresentadora do programa no Rádio (hoje na Massa FM). Mais de 300 mil seguidores nas redes sociais (Instagram + Tik Tok) onde fala de segurança e legislação de trânsito. Autora do livro “E se eles sumirem?” e palestrante de segurança no trânsito.
[…] provável que tenha sido coincidência que as manifestações de presidente e ministro tenham ocorrido nos dias anteriores ao da data marcada por caminhoneiros para […]