A Hyundai celebrou recentemente a utilização de veículos movidos a hidrogênio a uma distância superior a 10 milhões de quilômetros. O marco mostra que existe confiabilidade de longo prazo da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.
Caminhão movido a hidrogênio faz mais 10 milhões de quilômetros na Europa
Esta conquista foi alcançada com o Hyundai XCIENT Fuel Cell, que iniciou as operações de frota na Suíça, em outubro de 2020. O sucesso significa um marco para os caminhões pesados elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio produzidos em série.
Atualmente, 48 modelos com célula de hidrogênio estão em operação. O modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW que alimentam um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros.
Quanto o caminhão contribui para o ambiente?
Em comparação com uma frota de caminhões a diesel, que emitiriam aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono ao percorrer uma distância acumulada de 10 milhões de quilômetros, o caminhão elétrico XCIENT Fuel Cell garante uma queda significativa nas emissões desses gases.
Estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700.000 pinheiros, ou a criação de um pinhal com extensão de 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).
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Todos os caminhões pesados XCIENT Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante o processo de produção, e contribuem para a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio amigável ao meio ambiente na Europa.
A Hyundai também implantou 30 caminhões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para o transporte de contêineres de carga e de veículos. Um parte da frota está na própria produção do Grupo Hyundai Motor, HMGMA, na Geórgia.
Por Rodrigo Samy, com informações da Hyundai
Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.