quinta-feira, novembro 21, 2024

Caminhão a hidrogênio percorre mais 10 milhões de quilômetros

CuriosidadesCaminhão a hidrogênio percorre mais 10 milhões de quilômetros

A Hyundai celebrou recentemente a utilização de veículos movidos a hidrogênio a uma distância superior a 10 milhões de quilômetros. O marco mostra que existe confiabilidade de longo prazo da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.

Caminhão movido a hidrogênio faz mais 10 milhões de quilômetros na Europa

Esta conquista foi alcançada com o Hyundai XCIENT Fuel Cell, que iniciou as operações de frota na Suíça, em outubro de 2020. O sucesso significa um marco para os caminhões pesados elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio produzidos em série. 

Atualmente, 48 modelos com célula de hidrogênio estão em operação. O modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW que alimentam um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros.

Quanto o caminhão contribui para o ambiente?

Em comparação com uma frota de caminhões a diesel, que emitiriam aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono ao percorrer uma distância acumulada de 10 milhões de quilômetros, o caminhão elétrico XCIENT Fuel Cell garante uma queda significativa nas emissões desses gases.

Estima-se que esta redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700.000 pinheiros, ou a criação de um pinhal com extensão de 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).

Veja mais: Scania apresenta ônibus elétrico para atender linhas urbanas

Scania apresenta ônibus elétrico para atender linhas urbanas

Todos os caminhões pesados XCIENT Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante o processo de produção, e contribuem para a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio amigável ao meio ambiente na Europa.

A Hyundai também implantou 30 caminhões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para o transporte de contêineres de carga e de veículos. Um parte da frota está na própria produção do Grupo Hyundai Motor, HMGMA, na Geórgia.

Por Rodrigo Samy, com informações da Hyundai

Jornalista do Pé na Estrada, Rodrigo Samy

Jornalista especializado em veículos e apaixonado por motores desde criança. Começou a carreira em 2000, como repórter, nas revistas Carro e Motociclismo. Atuou por mais de 10 anos em assessorias de imprensa ligadas ao mundo motor. Foi editor do Portal WebMotors e repórter do Estado de S.Paulo. Hoje, trabalha com repórter e editor do Portal Pé na Estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados